Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 14/10/2010 | 12h27

Indústria é competitiva, mas Brasil não é

Conclusão é do vice-presidente da Abimaq, José Velloso Cardoso.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Para José Velloso Cardoso, vice-presidente da Abimaq, entidade que reúne os fabricantes de máquinas, a indústria nacional é competitiva, mas o Brasil não é. O executivo expressou sua conclusão após divulgação do ranking de competitividade global elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum), e que apontou o País na 58ª posição, entre um total de 139 países. O estudo mostra que o Brasil retrocedeu duas posições em relação ao ano passado.

O estudo avaliou 12 categorias e a Suíça é líder do ranking, seguida pela Suécia, Cingapura, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil ficou em último lugar nos indicadores ‘extensão e impacto da tributação’ e ‘impacto da regulação do governo’.

“O resultado mostra claramente que não é a indústria que não tem competitividade. O Brasil não é competitivo”, afirmou José Velloso, para quem a indústria tem condições de competir de igual para igual, mas “carece de uma política industrial que privilegie o investimento produtivo em vez do não produtivo”.

“Este estudo reforça, mais uma vez, a necessidade de medidas urgentes que possam reduzir as desvantagens competitivas enfrentadas por nossa indústria”, alerta Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq.

O levantamento em questão avaliou 12 categorias (instituições, infraestrutura, ambiente macroeconômico, saúde, educação, eficiência no mercado de bens, eficiência no mercado de trabalho, desenvolvimento do mercado financeiro, acesso à tecnologia, dimensão do mercado, sofisticação dos negócios e inovação) e um conjunto de 111 indicadores.



Tags: Abimaq, WEF, competitividade, indústria, José Velloso Cardoso.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência