NOTÍCIAS
08/10/2010 | 17h47

Eventos

Cooper Standard foca em inovações que aumentam a eficiência

Produtos apresentados na SAE reduzem peso ou aumentam a segurança veicular


Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Produtos que reduzem peso e aumentam a eficiência dos veículos, colaborando para diminuição do consumo de combustível e, consequentemente, da emissão de CO2. É o foco do trabalho desenvolvido pela Cooper Standard Automotive, que pode ser conferido durante o 19º Congresso SAE Brasil, que terminou nesta quinta-feira (07/10), em São Paulo.

Edilson Fujii, da área de vendas de vedação da empresa, apontou como exemplo uma pestana interna feita totalmente em fibra natural. Ele explicou que o componente é feito, normalmente, de metal e borracha e o novo material, além de ser 30% mais barato, reduziu o peso da peça de 20% a 30%.

“Isso tudo sem perder as propriedades em relação ao sistema antigo. Em certos casos o desempenho é até superior”, afirmou, explicando que o uso de materiais alternativos nos sistemas de vedação permitiram a redução de quase um quilo no peso total do veículo.

A empresa também investiu num sensor que é instalado dentro da canaleta da porta com a função de evitar esmagamento em vidros automáticos. O sistema percebe a presença de qualquer objeto (a mão de uma pessoa, por exemplo) entre o vidro e canaleta e reverte o movimento. A novidade está na redundância do sistema, que em caso de falha, possibilita o acionamento assim que o objeto tocar na canaleta.

Outro produto também associado à segurança é o fuel rail (galeria de combustível) em aço inox. Por não ser poroso, o aço não deixa nenhum tipo de gás escapar pelas paredes do sistema, o que colabora para atendimento de exigências ambientais, segundo informações da empresa. Outra vantagem é que o material não quebra, apenas deforma caso haja colisão, reduzindo a possibilidade de explosões.

“Por conta desta característica, ele tem sido usado em crash test das montadoras. O custo é um pouco maior, mas o desempenho é bem superior ao verificado nas galerias feitas de material plástico”, afirmou o coordenador de engenharia, André Ribeiro. O gerente de vendas, Rodrigo Neves, complementou: “É um produto novo no Brasil. Desenvolvido nos Estados Unidos e fabricado no México”.

A empresa também fabrica fuel rail para sistema de injeção direta, que permite aumentar a taxa de compressão do motor. “Isso possibilita aumentar a potência com menor consumo de combustível”, explica André Ribeiro.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro