Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 07/10/2010 | 11h52

Produção tem queda de 9,1% em setembro

No acumulado do ano volume é 12,3% maior do que o de 2009.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

A Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, divulgou nesta quinta-feira, 7, os resultados do setor em setembro. Houve queda de 9,1% na produção na comparação com agosto, para 308.149 unidades. Cledorvino Belini, presidente da entidade, explica que a desaceleração é natural para o período, consequência do menor número de dias úteis no mês.

Apesar da baixa, o volume produzido em setembro foi 12,7% maior do que o registrado no mesmo mês de 2009. No acumulado do ano a alta chega a 17,3%.

As vendas tiveram queda de 1,8% sobre agosto e de 0,5% sobre setembro do ano passado, para 307.057. O número positivo foi registrado nas vendas no acumulado do ano, com avanço de 8,7%, com 2,5 milhões de unidades.

Os volumes comercializados também são consequência do menor número de dias úteis do mês. "Na média diária nós tivemos alta 2,8%", explica Belini. Já a desaceleração sobre o mesmo mês de 2009 foi justificada pela perspectiva de retirada do desconto do IPI, que acelerou as vendas do mesmo mês do ano anterior.

O crédito, que cresceu 15,7% em 2010, junto com o aumento da massa salarial, a queda dos juros e o aumento da confiança do consumidor foram apontados por Belini como os principais motivos para o crescimento das vendas no ano.

Exportação

As exportações do setor cresceram 2,4% sobre o mês anterior em valor, para US$ 1,16 bilhão. No acumulado do ano a alta chega a 62%. Em unidades, o crescimento foi de 76% sobre os primeiros nove meses de 2009. "Ainda temos muito o que fazer para chegarmos ao volume de 2008, estamos com US$ 1,5 bilhão a menos nas exportações", aponta Belini.

Caminhões

O licenciamento de caminhões não perdeu o fôlego e teve alta de 0,5% sobre agosto e de 50,4% no acumulado do ano, com 112,1 mil unidades. O volume supera o de 2008 e foi impulsionado pelo programa de crédito do BNDES para o setor.

Emprego

O número de empregos teve expansão pelo 15º mês consecutivo, com 1.032 contratações em setembro. "É difícil comparar porque ocorreram muitas mudanças na indústria ao longo do tempo, mas este é o maior volume desde 1991", revela o presidente da Anfavea.



Tags: Anfavea, balanço, venda, produção, carro, veículo, caminhão, máquina agrícola.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência