Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/10/2010 | 13h50

IBGE: produção industrial cai em 9 regiões

Pesquisa foi feita em 14 áreas distintas entre julho e agosto;

Marcelo de Paula, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Marcelo de Paula

Levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre julho e agosto deste ano, apresentado nesta quarta-feira, 6, mostra que a produção industrial caiu em nove das 14 regiões pesquisadas (em comparação com a pesquisa do período imediatamente anterior), já descontadas as influências sazonais. Os cinco locais que apresentaram crescimento no período foram Pará (2,4%), Rio de Janeiro (1,6%), São Paulo (1,3%), Ceará (0,8%) e Santa Catarina (0,1%).

O recuo mais acentuado foi observado no Paraná (-7,2%), seguido de Goiás (-4,8%), Rio Grande do Sul (-4,3%) e Pernambuco (-4%). No entanto, se a pesquisa for comparada com o mesmo período de 2009, observa-se crescimento em todas as regiões pesquisadas, com média nacional de 8,9%, e destaques para Ceará (17,4%), Espírito Santo (15%), Pará (11,2%), Minas Gerais (10,9%), Rio de Janeiro (9,6%), São Paulo (9,4%), Paraná (9,1%) e Amazonas (9%).

No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, também foi verificado crescimento da produção industrial em relação a igual período do ano passado. O avanço, aliás, foi grande, com média nacional de 14,1% e destaques para Espírito Santo (31,7%), Amazonas (23,8%), Minas Gerais (19,2%), Paraná (17,9%), Goiás (16,8%), Ceará (16,6%) e Pernambuco (15,6%). São Paulo, parque industrial mais diversificado do país e de maior peso na estrutura da indústria, cresceu bastante (13,5%), porém, abaixo da média nacional.

Veja abaixo tabela completa sobre o levantamento do IBGE.



Tags: IBGE, indústria parque industrial, crescimento industrial.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência