Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 06/10/2010 | 09h15

Engenheiro tem que combinar diversas competências

Executivo da Mercedes-Benz aponta características do profissional do futuro.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

Gilberto Leal, gerente de desenvolvimento de motores leves e médios da Mercedes-Benz, acredita que o engenheiro que a indústria automotiva busca hoje deve ser mais que um planejador e carregar um conhecimento universal. "Fazer conta qualquer um faz, é necessário ter visão", determina.

Físico de formação, o executivo avalia que o encurtamento dos prazos e a concorrência acirrada no setor exigem que os profissionais tenham, além do conhecimento técnico, capacidade para se comunicar, aprender rápido, mobilizar recursos, atuar de forma autônoma e ser um cidadão do mundo. Esta última característica, para Leal, é a mais importante. "O engenheiro precisa ser capaz de aprender com outras culturas, trazer para cá uma solução que ele viu no Japão, por exemplo", explica.

O executivo lembra do início da carreira, quando as montadoras dispunham de quase uma década para desenvolver um novo produto. Hoje o tempo para um lançamento chegar ao mercado pode ser de apenas um ano. "logo teremos apenas seis meses. Nessa área, a cada dia temos que desenvolver uma tese e uma tecnologia nova", conta.

Foto: Gilberto Leal, da Mercedes-Benz.



Tags: carreira, engenheiro, Mercedes-Benz, competência, Gilberto Leal.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV