Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 20/09/2010 | 10h44

DF tem programação especial para Semana do Trânsito

Detran faz campanha para o uso de cinto de segurança no banco traseiro.

Pedro Peduzzi, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Peduzzi, Agência Brasil

A atenção dos organizadores da Semana Nacional do Trânsito deste ano está voltada para os passageiros que ocupam o banco traseiro dos veículos. Mais especificamente para os adultos que não usam o cinto de segurança e para as crianças que, por lei, só podem ser transportadas em assentos especiais.

“Mais de 90% dos passageiros da frente usam cinto. No entanto, esse índice cai par 11% quando focamos nos passageiros do banco de trás”, alerta o diretor do Detran no Distrito Federal (DF), Fernando Saraiva. “As pessoas têm a falsa sensação de que o problema maior [do não uso do cinto] é a multa. Por isso, fazemos campanhas como esta para deixar claro que o principal motivo para o uso deste aparato e para o uso das cadeirinhas, pelas crianças é a prevenção de sequelas.”

Segundo o diretor, há inúmeros casos de motoristas – e também de acompanhantes sentados no banco dianteiro – que morreram devido ao choque com os passageiros do banco traseiro, projetados no momento do acidentes por não estarem usando cinto. “O passageiro do banco de trás pode ser o causador da morte do passageiro da frente”, diz o diretor.

Sobre as cadeirinhas usadas para o transporte de crianças, ele adverte: “Elas têm de ser instaladas nas laterais dos bancos traseiros, onde há cinto de três pontos. Caso contrário, a cadeira pode girar e tornar o acidente ainda pior”. Para popularizar essas cadeirinhas, Saraiva sugere que o governo adote medidas visando à redução dos impostos que incidem sobre elas.

Apesar de a campanha ter esses dois focos principais, outros assuntos relativos à segurança no trânsito também foram abordados. “Nossas preocupações estão relacionadas também a temas como educação, prevenção, faixa de trânsito, idosos e deficientes físicos”, disse.

Ele explica que há peculiaridades sobre a forma de idosos e deficientes físicos se comportarem, seja quando dirigem ou quando andam a pé pelas ruas. “Muitos acidentes envolvendo idosos ao volante acontecem devido a problemas de saúde que poderiam ser evitado caso eles tomassem alguns cuidados preventivos e tivessem feito acompanhamento médico com maior frequência”, exemplifica. Para as crianças, foram organizadas diversas brincadeiras envolvendo regras de trânsito.

Outro alerta feito pelo diretor do Detran é o de que a falta de divulgação da Lei Seca tem resultado em relaxamento maior por parte dos motoristas. “Neste ano, até o dia 30 de agosto, já registramos 7.012 autuações. Ao longo de todo o ano passado foram 6.858”, informou. Segundo ele, 10% dos acidentes fatais foram causados após a ingestão de bebidas alcoólicas.

A expectativa dos organizadores é de que 2 mil pessoas participem das atividades que estão da Semana Nacional do Trânsito 2010, no Parque da Cidade. O evento, que começou domingo, 18, termina no próximo sábado.

As ações continuarão em outras cidades-satélites do DF e nas escolas que quiserem agendar palestras dos agentes de trânsito. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone (61) 3901 6970.



Tags: Detran, DF, Fernando Saraiva, cinto de segurança, Semana do Trânsito, cadeirinha, trânsito, Lei Seca.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência