Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 18/09/2010 | 10h13

Metalúrgicos decidem rumo da campanha no ABC

Sindicato promove reunião no sábado às 10 horas.

Estadão e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Neste sábado, às 10 horas da manhã, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista reúne os associados para debater as propostas debatidas com as montadoras na sexta-feira. Os dirigentes sindicais já haviam antecipado a possibilidade de greve diante de uma inflexibilidade dos fabricantes de veículos. No segmento de autopeças os reajustes na região foram negociados no patamar de 9%, o mesmo acontecendo na GM de São Caetano e São José dos Campos.

Trabalhadores do setor automotivo estão conseguindo reajustes salariais expressivos, já que as empresas preferem bater o martelo para evitar quebra da produção em momento de mercado aquecido e afastar a possibilidade de greves. Mas há impasses em São Paulo e no Paraná.

A proposta de reajuste salarial de 10,5%, incluindo 5,95% de ganho real e 4,29% de reposição da inflação, não havia sido aceita pelos metalúrgicos da Toyota, em Indaiatuba, e Mercedes-Benz, em Campinas, que entraram em greve na quinta-feira, 16, apesar do esforço do sindicato para concluir o acordo. As mesmas bases foram aceitas na Honda, de Sumaré.

No Paraná, onde atuam Renault Nissan, VW e Volvo, a reivindicação é de 12% de aumento, avanço de 15% no piso salarial e 50% a mais nos abanos. As negociações na região são feitas por empresa. A campanha salarial mobiliza ainda os trabalhadores na Bahia (Ford) e Minas Gerais (Fiat).

Fontes: Estadão e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.



Tags: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Toyota, Mercedes-Benz, acordo salarial.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência