Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 16/08/2010 | 00h00

Motor 1.0 turbo completa dez anos

Propulsor chegou a 112 cv e 16,5 km/l.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação, AB

A Honeywell Turbo Technologies comemorou, na fábrica de Guarulhos, SP, dez anos do lançamento do turbo Garrett GT 12 utilizado no motor 1.0 do Gol e Parati. O fabricante entende que o projeto representou a primeira ação local efetiva do processo de downsizing, com melhor desempenho dos propulsores e redução das emissões de dióxido de carbono com aplicação de sobrealimentação.

Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies, informou que o programa do GT 12 para a Volkswagen representou uma marca importante na história da empresa. Um Parati Turbo brasileira chegou a ser utilizada em apresentações às montadoras norte-americanas como exemplo de tendência para o mercado mundial para a redução de consumo de combustível e da preservação do meio ambiente.

“O que fizemos no final dos anos 90 é atualmente perseguido por grande parte da indústria automobilística mundial, que recorre à redução da cilindrada dos motores para obter ganhos com a economia de gasolina e redução de emissão de CO2”, salientou.

O motor 1.0 Turbo atingiu torque de 155 Nm, a 2.000 rpm, e potência de 112 cv, uma das mais elevadas do mundo para automóveis de passeio de produção em grande série, com níveis iguais aos de motores de 2 litros. O consumo de combustível alcançado foi de 11,5 km/l em ciclo urbano e 16,5 km/l em ciclo rodoviário.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência