Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 16/08/2010 | 00h00

Veículos elétricos foram atração na 13ª FIIEE

Feira internacional aconteceu em Belo Horizonte.

Paulo Braga, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Paulo Braga, AB

Quem foi à 13ª Feira Internacional da Indústria Elétrica e Eletrônica pode ver os resultados de algumas das pesquisas e parcerias que têm se desenvolvido na área de veículos elétricos, envolvendo Itaipu, Cemig, Fiat e CPFL.

A Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais faz parte de um grupo que trabalha de forma integrada para introduzir, aperfeiçoar e ampliar o uso dos veículos elétricos no mercado brasileiro. A iniciativa é fruto de um acordo entre a Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, que fornece os elementos do powertrain e baterias. A Fiat fornece a plataforma mecânica dos veículos e integra os veículos.

Atualmente, quatro veículos elétricos já estão em uso na frota da Cemig, que desenvolve ainda o projeto “Cidades do Futuro”, para automação da distribuição de energia elétrica. Toda a frota de veículos leves da empresa em Sete Lagoas será constituída por veículos elétricos, com autonomia de até 120 km.

A CPFL, empresa privada do setor elétrico, apresentou o Think City, veículo elétrico urbano fabricado na Noruega. O modelo, testado nas ruas brasileiras para definição de adaptações tem 120 km de autonomia, bateria reciclável e chega aos 100km/h sem emitir ruídos. Há airbag e freios ABS.

A CPFL Energia está envolvida também no desenvolvimento do Aris, utilitário nacional elétrico fabricado pela Edra Automotores. O carro tem as mesmas vantagens do Think City: não polui, é silencioso e o procedimento para recarga da bateria é simples. Enquanto o modelo norueguês é ideal para vida urbana e passeio, o Aris leva até 400 kg de carga.

Foto: Think City.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV