Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 09/08/2010 | 00h00

Disparam 54% as vendas de veículos na China

Brasil pode alcançar Alemanha em vendas, diz Jato.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Veja mais na área de estatísticas [+]

Paulo Braga, AB

O destaque no levantamento da Jato Dynamics do Brasil sobre o desempenho do setor automotivo global no primeiro semestre é a China, líder disparada com crescimento de 54% nas vendas de veículos, sobre o mesmo período de 2009.

Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 17%, e Japão, com alta de 21%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. Neste contexto, o Brasil ficou na quinta colocação com avanço de 7% nas vendas de veículos no semestre de 2010 sobre igual período do ano passado.

A Alemanha continua na quarta posição mesmo com queda de 27% nas vendas. Atrás da França e da Itália, segue a Índia com crescimento de 37%. A Rússia, pertencente ao BRIC, voltou a figurar entre os dez maiores mercados automotivos.

“Teremos um ano bastante disputado pela quarta posição no ranking. Com o final dos incentivos, a Alemanha vem caindo mês a mês e, apesar do nosso crescimento, precisamos ficar de olho na França que volta a reagir e mantém um crescimento constante nestes últimos meses. A boa notícia é que o bloco BRIC volta a fazer parte dos dez primeiros mercados”, afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Marcas

A Toyota manteve a liderança em vendas no 1º semestre de 2010, seguida pela Ford e Volkswagen. A Kia aparece entre as 10 primeiras marcas, após ter um crescimento de 29,26% nas vendas do primeiro semestre de 2010, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Nesse mesmo comparativo, a Chevrolet obteve um aumento de 32,44%, figurando na quarta colocação.

“A Toyota mostra força e mantém a liderança mundial, mesmo com os problemas que enfrentou nos Estados Unidos. A reação e o profissionalismo da marca deixam claro que não será fácil tomar dela a posição. A Chevrolet mostra que os investimentos em marketing e produto dão retorno e cresce bem acima da média dos cinco maiores. Se continuar com este foco deverá fechar ano em segundo lugar”, acrescenta o executivo.

“A instabilidade na América do Sul continua, mas já podemos comemorar a volta do crescimento na Argentina, que com certeza ajuda a região. Esperamos que o Chile possa inverter a tendência de queda”, comenta Augusto.

A Jato Dynamics anuncia que passará a divulgar dados de vendas no Brasil por municípios.



Mais em www.jato.com/brazil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência