Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

| 08/10/2008 | 00h00

Mastrobuono, da VW CO aos veículos militares Iveco

Renato Mastrobuono, diretor de engenharia, demonstra satisfação com os rumos de seu trabalho na Iveco. Depois de dedicar sua carreira à engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, ele enfrenta o desafio de começar tudo de novo na companhia italiana.

Automotive Business

Renato Mastrobuono, diretor de engenharia, demonstra satisfação com os rumos de seu trabalho na Iveco. Depois de dedicar sua carreira à engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, ele enfrenta o desafio de começar tudo de novo na companhia italiana. O time de profissionais já está escalado e aconteceu a transferência para o site de Sete Lagoas, em Minas Gerais, de boa parte dos recursos de engenharia que estavam nas instalações da marca na Argentina. Mastrobuono chegou à Iveco pouco antes do boom no mercado de caminhões e acabou surfando na subida da onda. Hoje colhe os frutos de sua dedicação à nova marca. Entre seus afazeres está equacionar a produção de veículos de caráter militar, desenvolvidos para as Forças Armadas a partir da experiência disponível na Europa. O Iveco Torpedo, um dos veículos dessa família de veículos especiais, está em exposição no Congresso da SAE Brasil, em São Paulo (7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte) e será nacionalizado com transmissão e motores fabricados no país, para chegar a um índice de 65% de nacionalização. O aço especial será trazido da Itália, pelo menos no início. “Conseguiríamos até Finame para o veículo, se fosse o caso” – brinca Mastrobuono, lembrando que uma das inspirações para a família de veículos militares foi o caminhão anfíbio criado no início da década de 80 para o pesquisador Jacques Cousteau, que esteve no Brasil explorando a região amazônica com apoio da Iveco. Desenvolver veículos militares não é uma novidade para Mastrobuono: quando estava na VW Caminhões e Ônibus sua equipe de engenharia já desenvolvia os caminhões que acabaram com a hegemonia nos fornecimentos da Mercedes-Benz para o exército brasileiro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Resumo Automotive Business

| 01/04/2009 - 0h0

Resumo Automotive Business

A Volkswagen ensaia uma retomada da liderança no ranking de vendas de veículos no Brasil, ocupada pela Fiat Automóveis. Por enquanto a marca limita-se ao primeiro lugar entre os automóveis, mas perde para a Fiat entre os comerciais leves. Há quem assegure que até o final do ano a marca alemã assumirá o segundo lugar no ranking global, atrás apenas da Toyota.
Automotive Business

AB Inteligência