Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

| 26/02/2010 | 00h00

Continental Pneus projeta crescer 60% no Brasil

Fabricante será a patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014.

Fernanda Guimarães, Automotive Business

Crescer no mercado de reposição e consolidar presença no segmento de originais está sendo a aposta da divisão de Pneus do Grupo Continental no Brasil. Após a América do Sul corresponder em 2009 a 4% dos negócios da companhia em todo o mundo, com US$ 800 milhões em faturamento, a Continental projeta crescimento de 60% no mercado brasileiro em cinco anos.
A fabricante, que deu partida à produção local em abril de 2006, em Camaçari, BA, registrou crescimento de 92% em 2009 na comparação com o ano anterior. A empresa conquistou 10% do mercado de reposição e tem como meta chegar a 15% até 2015. A capacidade para produção de pneus de passeio na Bahia é de 4,5 milhões de unidades anuais e para veículos de carga chega a 450 mil unidades.

Rogério Chaves de Aguiar, diretor de vendas, espera que nos próximos três anos a capacidade para pneus de passeio possa atingir 8 milhões de unidades por ano. “Dentro de quatro meses podemos anunciar novo investimento”, afirmou o executivo, para justificar o avanço expressivo. Ele lembrou que a unidade recebeu, desde 2004, US$ 300 milhões em aportes.

Um dos objetivos da Continental é aumentar a presença no mercado de originais e conquistar novas montadoras como clientes. No segmento de passeio a Continental fornece para a Renault, Ford, Volkswagen e Fiat, clientes conquistados no ano passado. No segmento de veículos de carga estão Scania, Iveco, Mercedes-Benz e MAN.

Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas atividades da Continental Pneus na América Latina, assegura que a fábrica possui hoje capacidade para atender a demanda das montadoras. “Se for necessário mais adiante podemos recorrer às importações. A indústria está com dificuldades de atender a demanda que as montadoras estão querendo”, admitiu o executivo.

Para o CEO da Continental Tire para as Américas, Mathias Schömberg, uma das estratégias para o atendimento do mercado local será diminuir a cota de exportações da planta de Camaçari. “Assim teremos mais pneus para o mercado nacional e transferimos a responsabilidade das exportações para a planta nos Estados Unidos”, afirmou.

Patrocínio

O Grupo Continental reuniu a imprensa e convidados nesta quarta-feira, 24, em São Paulo, para anunciar patrocínio oficial à Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil. O valor do investimento não foi divulgado pela empresa 'devido a uma cláusula do contrato'.

Foto: Mathias Schömberg, CEO da Continental Tire para as Américas/divulgação

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV