Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 04/12/2009 | 00h00

Mercado de carroçarias de ônibus tem queda de 19%

Setor espera volume semelhante ao de 2008 para o ano que vem.

Automotive Business

Com cerca de 25.600 unidades produzidas, o mercado de carroçarias de ônibus fecha 2009 com baixa de 19% ante o ano anterior. A queda nas exportações foi ainda maior, de 37% para 4.100 unidades.

Apesar disso, o presidente do Simefre - Sindicato da Indústria de Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, José Antônio Martins, espera uma recuperação intensa no próximo ano. A melhora será impulsionada pelo novo Finame, do BNDES, que disponibiliza 8 anos para pagamento com juros de 7% ao ano e o programa Caminho da Escola, do Paraná, São Paulo e governo federal.

A expectativa para 2010 é voltar aos volumes de 2008, com cerca de 25 mil unidades, mas ainda enfrentar uma redução nas exportações, que devem absorver por volta de 5 mil unidades.

O setor prevê uma forte expansão a médio prazo, com a ajuda dos investimentos para realização de eventos esportivos no Brasil. “Teremos um crescimento intenso no turismo e há estudos do governo para a implementação de sistemas integrados de transporte urbano, o que vai movimentar diversos segmentos”, espera Martins.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência