Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

| 03/12/2009 | 00h00

Cesvi destaca soluções para reciclagem de veículos

Só 1,5% dos veículos que saem de circulação vão para reciclagem.

Automotive Business

Apenas 1,5% dos veículos que saem de circulação no Brasil vão para um processo de reciclagem. Para o Cesvi - Centro de Experimentação e Segurança Viária, a estimativa do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa alerta para a necessidade de ampliar a discussão do impacto ambiental da frota de veículos para além da emissão de poluentes.

Nos Estados Unidos e Europa o índice de reciclagem chega a 95% dos veículos. Na América Latina, a Argentina implantou uma lei em 2002 que obriga veículos sem uso a serem encaminhados para centros de tratamento autorizados.

O Cesvi - Centro de Experimentação e Segurança Viária entende que os benefícios da atividade vão além do impacto ambiental. Entre as vantagens estaria a queda no volume de veículos abandonados, que oferecem risco à saúde pela possibilidade de hospedar o mosquito da dengue. Após o processo de reciclagem, as peças poderiam ser vendidas a preços até 30% mais baratos e oferecer uma opção mais acessível ao consumidor. A entidade sugere o modelo como alternativa para veículos reprovados na inspeção técnica veicular, que está em discussão na Câmara dos Deputados.

O modelo idealizado pelo Centro sugere três etapas. Na primeira o veículo deve passar primeiro por um processo de descontaminação, quando são retirados todos os fluidos e gases. Em seguida são avaliadas quais peças podem ser reaproveitadas. Na terceira etapa, os componentes passam por um processo de retífica e, no final, são identificadas, embaladas e estocadas. As partes não aproveitadas são recicladas e podem servir de matéria-prima para outros produtos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência