Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

| 30/09/2009 | 00h00

Inmetro certificará cronotacógrafo de veículos

Aparelho vai receber selo de qualidade e lacre.

Automotive Business

Tacógrafo controla velocidade dos veículos comerciais. Aparelho é obrigatório há mais de 20 anos, mas faltava selo do Inmetro.

Obrigatório há mais de vinte anos, o cronotacógrafo é considerado a 'caixa preta' de caminhões, ônibus e vans. O aparelho, que fica sob o volante e registra dados da operação do veículo, só agora começará vai ser testado e certificado pelo Inmetro.

Há 270 oficinas credenciadas pelo Instituto de Metrologia para instalar o aparelho, que depois ganha um selo de qualidade e um lacre.

A inspeção é obrigatória em veículos de carga perigosa, transporte de estudantes, de passageiros e caminhões com peso bruto acima de 4.500 kg.

O documento vale dois anos e vai ser exigido nas fiscalizações de trânsito e na hora de renovar a licença para trabalhar. Nos primeiros três meses, os motoristas não vão ser multados. Apenas vão receber informações sobre a nova lei.

Fonte: Globo.com.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência