Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 31/10/2008 | 00h00

Acordo sobre emissões traz compensação para atraso

Em reunião do Conama, ontem, foi aprovada resolução que prevê novo prazo para o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, destinado a veículos pesados novos (P-7).

Gazeta Mercantil

Em reunião do Conama, ontem, foi aprovada resolução que prevê novo prazo para o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, destinado a veículos pesados novos (P-7). Será antecipada para 2012 a adoção do diesel S-10 nos ônibus e caminhões em circulação no Brasil. A medida foi tomada em função do atraso das ações para o cumprimento da resolução de 2002, que previa a utilização do diesel S-50, que reduz em 90% a poluição emitida pelos veículos, a partir de janeiro de 2009. Foi assinado, em São Paulo, Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público Federal, o governo de São Paulo, o Ibama, a ANP, a Petrobras e empresas fabricantes de veículos – o objetivo é promover ações de compensação em função do não cumprimento da resolução que previa a utilização exclusiva do diesel S-50, em janeiro de 2009. A procuradora do MPF Ana Cristina Bandeira Lins explicou que o TAC prevê o prolongamento da fase para a implantação do uso do S-50 nos veículos pesados, uma norma mais rígida para 2012 e a realização de um inventário sobre a emissão de poluentes. No TAC ficou acertado também que a Petrobras reduziria a utilização do diesel S-2000 até a sua extinção, em 2014. Este diesel representa 75% do consumo no país.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência