Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 04/12/2008 | 00h00

Iveco lança o Tector a bordo de um navio

A Iveco realizou nessa semana o lançamento em grade estilo do novo caminhão semipesado Iveco Tector a bordo do navio Grand Mistral, que fez uma viagem de Santos a Búzios com representantes da imprensa latino-americana, distribuidores, importadores, fornecedores e clientes.

Automotive Business

A Iveco realizou nessa semana o lançamento em grade estilo do novo caminhão semipesado Iveco Tector a bordo do navio Grand Mistral, que fez uma viagem de Santos a Búzios com representantes da imprensa latino-americana, distribuidores, importadores, fornecedores e clientes. A festa foi conduzida por Camila Morgado e contou com a presença do piloto Felipe Massa. O novo modelo foi baseado na mais recente versão do Iveco EuroCargo, recém-introduzida na Europa em maio deste ano. A linha EuroCargo atual traz bons resultados em vendas no País: entre janeiro e outubro de 2008 aumentou em 180%. Na Argentina, o aumento neste segmento foi de 65% no ano. No mercado brasileiro, a configuração plataforma 6x2 ocupa a fatia mais importante deste mercado, com cerca de 70% das vendas. Ela acumula uma expansão de 85% nos últimos dois anos. A Iveco oferecerá o Tector em três versões (4X2, 6X2 e 6X4, esta última uma novidade), prometendo o caminhão semipesado mais moderno do Brasil e um dos mais requintados da categoria. A família utiliza a nova cabine, novo interior, novo painel, motor mais potente e econômico, três opções de caixas de transmissão e quatro diferentes entre eixos. As vendas no Brasil e Argentina começam em janeiro de 2009. Ao longo do ano o produto será lançado nos demais mercados da região. Segundo Luciano Cafoure, gerente de plataforma de médios e pesados da Iveco América Latina, o Tector consumiu 15 meses de desenvolvimento e 30 mil horas e 1 milhão de quilômetros rodados no Brasil e na Argentina. Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produto da Iveco, afirma que em 2009 a Iveco vai ampliar a linha de caminhões e, em 2010, entrar no segmento de transporte de passageiros. A metá é lançar dois novos produtos por ano. Depois do Daily, Stralis e Trakker este é o quarto lançamento em pouco mais de 12 meses. Nova unidade em Sete Lagoas O Iveco Tector será produzido em uma nova unidade de caminhões pesados que a empresa está construindo dentro de seu Centro Industrial Integrado em Sete Lagoas, MG, e também na fábrica da empresa em Córdoba, Argentina. A nova unidade brasileira terá capacidade para produzir 12.000 unidades/ano, o dobro da capacidade da unidade de pesados atual. Os modelos Iveco Stralis, Iveco Trakker e Iveco Cavallino também serão montados nesta nova unidade. Mais conforto A nova cabine é oferecida nas versões curta e leito. O painel de instrumentos inclui um computador de bordo com múltiplas funções. O volante é exclusivo e a coluna de direção pode ser regulada na altura e inclinação. A cabine leito tem uma nova suspensão, com molas helicoidais e amortecedores, projetadas para ampliar o conforto em marcha. Motor mais potente e econômico Produzido em Sete Lagoas e já homologado para utilizar o B5, o motor Tector de 6 cilindros e 5,9 litros está mais potente e econômico. Em nova versão, com 250cv de potência (10cv a mais que a versão mais forte utilizada no EuroCargo) e 950 Nm de torque máximo (17% a mais que o modelo anterior) o motor provou que consome até 4% menos combustível que a versão anterior de 240cv nos testes realizados pela Iveco com sistema de injeção common rail. O freio motor é de série, com três tipos de acionamento: automático, ao tirar o pé do acelerador; acionado pela folga do pedal de freio de serviço ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Há também a disponibilidade do piloto automático. A Iveco oferece três opções de caixas de transmissão. As versões cavalo mecânico 4x2 e plataforma 4x2 e 6x2 trazem de série o câmbio Eaton FS-6306B. No caso específico da versão 6x2 a Iveco oferece, com exclusividade, a alternativa da caixa ZF 9S1110, de nove marchas sincronizadas. A nova versão plataforma 6x4 traz a transmissão Eaton FTS 16108LL, de 10 marchas, a única caixa sincronizada deste segmento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência