Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 10/11/2008 | 00h00

Coréia inspirou a etiqueta sobre consumo de energia

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia será afixada pelas montadoras nos automóveis a partir de abril. Caso o automóvel não tenha a etiqueta, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser consultadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente e disponíveis nos sites do órgão (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

Automotive Business

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia será afixada pelas montadoras nos automóveis a partir de abril. Caso o automóvel não tenha a etiqueta, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser consultadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente e disponíveis nos sites do órgão (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). O presidente do Inmetro, João Jornada, explicou que a etiquetagem é um mecanismo formal de avaliar características técnicas com alto grau de credibilidade. Isso é feito por meio de ensaios comparativos de um mesmo produto, tendo como objetivo avaliar o desempenho no que diz respeito à eficiência do uso de energia e fornecer essa informação ao consumidor. Ele citou o programa de etiquetagem de geladeiras na década de 80, que promoveu uma melhoria de 55% na eficiência energética dos refrigeradores. O programa brasileiro foi baseado na experiência da Coréia de etiquetagem veicular. Anualmente o Inmetro publica um guia com todos os consumos em oito categorias (quatro de automóveis de passageiros separados por tamanho: subcompacto, compacto, médio e grande; e quatro de veículos para uso específico: esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de veículo de passageiros). A primeira classificação sairá em abril de 2009 e os fabricantes poderão divulgar a classificação alcançada.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência