Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 10/11/2008 | 00h00

Mercado de motos diminui o ritmo em outubro

Os primeiros dados da indústria de motocicletas após o anúncio da crise econômica apontam redução nas vendas, produção e exportação.

Automotive Business

Os primeiros dados da indústria de motocicletas após o anúncio da crise econômica apontam redução nas vendas, produção e exportação. Segundo a Abraciclo o setor fechou outubro com 155.770 unidades produzidas, um decréscimo de 9,4% se comparado ao mesmo mês de 2007 e 26% se comparado a setembro deste ano. As vendas no mercado interno em outubro alcançaram 121.460 unidades, volume 25% menor em relação a outubro de 2007 e 34,8% inferior ao que foi comercializado em setembro. Mesmo com a queda de produção e vendas, a Abraciclo explica que o saldo continua positivo, projetando continuidade de crescimento, a mesma demanda de intenção de compra e a consolidação do segmento no setor de transportes. De janeiro a outubro de 2008 foram produzidas 358.272 unidades a mais que no ano passado, o que representa um crescimento do setor de 24,2%. As vendas também seguiram essa tendência, já que até outubro, 1.671.388 motocicletas já foram comercializadas: número superior ao total vendido em todo o ano passado. De acordo com Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo, as oscilações nos números apresentados neste mês são os reflexos deste primeiro momento e da dificuldade de se conseguir crédito para financiamentos em razão das elevadas taxas de juros. “As previsões ainda estão indefinidas e acredito que podemos ter evoluções diferenciadas até o final do ano”, afirma. As exportações mantiveram o ritmo e apresentaram queda de 12,5% registrada sobre o mesmo mês do ano passado, 11.461 sobre 13.096. Assim, em 2008, 111.832 motocicletas já foram exportadas, contra 119.728 unidades no mesmo período do ano passado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência