Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Lucro da Daimler cresce 48% em 2020 e soma € 4 bilhões
Executivos da Daimler apresentam o balanço de 2020: resultados acima das expectativas

Balanço | 22/02/2021 | 19h11

Lucro da Daimler cresce 48% em 2020 e soma € 4 bilhões

Grupo proprietário da Mercedes-Benz afirma que conseguiu superar ano difícil com cortes de custos e produtos mais rentáveis

REDAÇÃO AB

O Grupo Daimler, proprietário da icônica marca Mercedes-Benz de automóveis e veículos comerciais, apresentou na semana passada seu balanço financeiro de 2020, com ganhos tão robustos que não refletem o ano de crise intensa causada pela pandemia de coronavírus. A companhia registrou queda de 11% no faturamento anual, que somou € 154,3 bilhões, mas apurou impressionante crescimento de 48% do lucro líquido, de € 4 bilhões no ano passado, contra € 2,7 bilhões em 2019.





O EBIT (lucro antes do pagamento de impostos e despesas financeiras) também apresentou expressivo crescimento de 53% sobre 2019, somando € 6,6 bilhões. Segundo a diretoria do Grupo Daimler, os resultados positivos foram obtidos graças ao portfólio de produtos mais rentáveis e uma rigorosa gestão de caixa com cortes de custos – os aportes em fábricas, equipamentos e propriedades declinaram 20%, para € 5,7 bilhões, enquanto os investimentos em pesquisa e desenvolvimento diminuíram 11%, para € 8,6 bilhões. Com isso, o fluxo livre de caixa da companhia fechou 2020 em € 9,2 bilhões, uma expansão substancial sobre os € 1,4 bilhão contabilizado um ano antes.

“O ano de 2020 foi um teste de estresse para empresas de todos os setores. O time da Daimler encarou isso muito bem. Nossos resultados financeiros estão acima das expectativas de mercado, refletindo progressos expressivos em eficiência de custos. Em paralelo, nossos produtos continuam a ter grande demanda e conseguimos melhorar nossas margens baseadas em um forte mix e preços. Provamos nossa habilidade de gerar fluxo de caixa e dirigir nossa transformação – mesmo sob as circunstâncias adversas da pandemia”, disse Ola Källenius, presidente do conselho de administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.



O executivo avalia que se as condições de mercado prevalecerem como estão o Grupo Daimler deve manter seu momento positivo este ano. Källenius indica ainda que a anunciada separação da companhia em duas empresas independentes (leia aqui), a Mercedes-Benz com o negócio de automóveis de luxo e a Daimler Trucks com caminhões e ônibus, com o lançamento de ações próprias negociadas em bolsa até o fim de 2021, deverá elevar o valor individual de ambas.

Segundo comunicado da companhia, com o esperado aumento da disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 ao longo de 2021, e se não houver nenhuma piora inesperada no quadro da pandemia, o Grupo Daimler trabalha com a projeção de crescimento vigoroso da economia global este ano, o que elevará faturamento e lucro. A empresa avalia que o atual gargalo no fornecimento de semicondutores para componentes eletrônicos deverá impactar as vendas principalmente no primeiro trimestre, o que poderá ser compensado até o fim do ano.

Em 2021 grupo irá aprofundar suas iniciativas no campo da eletrificação. A Meercedes-Benz irá lançar quatro novos modelos 100% elétricos, EQS, EQA, EQB e EQE, bem como aumentar a proporção de versões híbridas plugáveis em sua gama, o que reduz as emissões de CO2 da empresa para níveis abaixo dos limites da legislação europeia este ano, de 104 gramas de CO2 emitidas a cada quilômetro rodado.



Tags: Daimler, balanço, resultado 2020, perspectiva 2021, Mercedes-Benz, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência