Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz EQS vai estrear supertela que recobre painel
Novo painel do EQS incorpora telas digitais

Tecnologia | 18/01/2021 | 17h47

Mercedes-Benz EQS vai estrear supertela que recobre painel

Sistema multimídia MBUX Hyperscreen pretende tornar mais simples a interação entre condutor e veículo

REDAÇÃO AB

O Mercedes-Benz EQS, futuro sedã totalmente elétrico da marca – que ainda não tem data de lançamento confirmada – será o primeiro a trazer a inovadora central multimídia MBUX Hyperscreen, que chama a atenção por ocupar todo o painel na cabine do veículo. Mas, apesar da aparência, na verdade o equipamento possui três grandes monitores: o do motorista, um central e outro exclusivo para o passageiro dianteiro. O conjunto, segundo a montadora, possui 141 cm de largura e é feito de um material resistente a riscos e arranhões, além de facilitar a limpeza e contar com sensores que ajustam automaticamente o brilho das telas às condições de luminosidade.


Com exceção das saídas de ventilação, todos os comandos no MBUX Hyperscreen são digitais

Desenvolvido a partir do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) lançado no Classe A em 2018, o MBUX Hyperscreen promete revolucionar os sistemas multimídia por meio da inteligência artificial. Se um dos condutores frequentes do carro (podem ser até sete) costuma telefonar para um amigo todos os dias em um determinado horário, por exemplo, o sistema vai passar a perguntar se o motorista deseja realizar a chamada naquele horário. Outra funcionalidade: se em seu trajeto diário existe uma lombada ou redutor de velocidade, o sistema vai memorizar a localização por meio do GPS e assim que chegar ao local, vai aumentar a altura da suspensão pneumática do carro, permitindo transpor o obstáculo com mais facilidade.

De acordo com a fabricante, as pesquisas com consumidores indicaram que as principais funcionalidades utilizadas nos sistemas multimídia são navegação, rádio/mídia e telefonia. Por isso, o comando do sistema de navegação aparece sempre no centro da tela principal, facilitando o acesso (aúdio e telefone são acionados por meio dos comandos no volante). Diversas outras funções, como alerta de datas importantes e lista de tarefas a fazer podem ser incorporadas, desde que sejam relevantes ao cliente.

“O MBUX Hyperscreen é ao mesmo tempo o cérebro e o sistema nervoso do carro”, explicou Sajjad Khan, diretor técnico da montadora. “O MBUX Hyperscreen consegue conhecer melhor o cliente aprendendo de forma contínua e disponibiliza uma oferta personalizada de infoentretenimento e operação antes mesmo que o ocupante tenha que clicar ou pesquisar em qualquer lugar”, completou.



Tags: Lançamentos, multimídia, Mercedes-Benz, EQS, elétrico, MBUX Hyperscreen, Inteligência Artificial, Sajjad Khan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência