Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Ônibus registram queda de 33% na produção de 2020

Indústria | 08/01/2021 | 17h38

Ônibus registram queda de 33% na produção de 2020

Fortemente afetado pela pandemia, segmento pode reverter quadro em 2021, prevê Anfavea

SUELI REIS, AB

Apontado como o segmento mais impactado pela pandemia no setor automotivo, os ônibus encerraram 2020 com produção em queda de 33,5% na comparação com o ano anterior, totalizando 18,4 mil unidades, de acordo com o balanço do ano divulgado na sexta-feira, 8, pela Anfavea, associação que reúne as fabricantes. As linhas de montagem sucumbiram a um mercado enfraquecido pela baixa demanda causada pelas medidas de isolamento, diminuindo drasticamente ao longo de todo o ano a demanda do transporte urbano público e principalmente do rodoviário.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Com este resultado, 2020 se confirmou com o pior volume anual de produção de ônibus desde 1999. No último mês, com apenas 1 mil chassis, o setor teve o pior dezembro desde 2016.

No mercado doméstico brasileiro, em todo o ano passado foram vendidos 13,9 mil ônibus, queda de 33,4% sobre 2019, quando o setor havia registrado o emplacamento de quase 21 mil unidades. O volume fechado de 2020 ficou bem próximo ao esperado pelas fabricantes e foi o pior resultado anual desde 2017.



O mercado nacional de ônibus só não foi pior por causa do programa Caminho da Escola, principal cliente da indústria no ano passado. Segundo o vice-presidente da Anfavea, Marco Saltini, há uma expectativa de mais ônibus para o programa neste novo ano.

“Em 2021, prevemos um crescimento de 13% para ônibus, com algo em torno de 16 mil unidades, sustentado pelo Caminho da Escola. Tem uma nova licitação de quase 7 mil ônibus, que era para acontecer agora em janeiro, foi postergada, mas vai acontecer, então é uma expectativa de crescimento”, disse o vice-presidente da Anfavea.





Tags: Produção, Anfavea, produção de ônibus, ônibus, Caminho da Escola.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência