Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Anfavea indica tom otimista e espera crescimento das vendas em 2021

Mercado | 18/12/2020 | 16h59

Anfavea indica tom otimista e espera crescimento das vendas em 2021

Pesquisa de intenção de compra feita com Webmotors aponta mais consumidores interessados em trocar de carro

SUELI REIS, AB

Uma projeção oficial com a expectativa do que poderá vir a ser os volumes de vendas, produção e exportações de veículos em 2021 só será divulgada pela Anfavea, associação das fabricantes, no dia 8 de janeiro. No entanto, a entidade se antecipa e indica em sua primeira impressão que o próximo exercício poderá ser de crescimento do mercado. As premissas foram dadas pelo presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, na sexta-feira, 18, durante a última live da entidade em 2020 sobre uma pesquisa online realizada pela Webmotors, cujos resultados foram apresentados pelo presidente da plataforma, Eduardo Jurcevic.

“Acreditamos que o mercado vai crescer, ainda não sabemos quanto, estamos nesta fase de tentar calibrar isso, considerando aspectos econômicos e a pandemia. Não temos o número ainda, mas achamos que é de crescimento. Há o desafio do custo, é um fator relevante, considerando o dólar e vários insumos, como o aço; já está havendo esse repasse para o preço final do carro novo, o que pode movimentar de alguma forma o mercado de usados. Não é fácil fazer essa projeção, mas o tom é otimista”, afirmou o presidente da Anfavea.



O executivo comenta que a pesquisa feita com a Webmotors mostra a tendência de crescimento esperada pelas fabricantes. O dado que mais chama a atenção é que entre os respondentes, 96% disseram que têm a intenção de comprar ou trocar de carro no ano que vem. A pesquisa recebeu respostas de 2,1 mil usuários do site Webmotors entre os dias 17 e 24 de novembro, acerca da intenção de compra de veículos para 2021.

Para Jurcevic, essa tendência deve persistir nos primeiros meses de 2021. Ele recorda que nos últimos três meses a Webmotors bateu importantes recordes, tanto no número de visitas e de usuários quanto no número de propostas enviadas – sendo que este último reflete melhor como o mercado está se comportando. Ele lembrou que o site chegou a registrar queda de 38% das propostas enviadas logo no início da pandemia, em meados de março e abril, enquanto a audiência caiu em torno de 20%.

“A partir de maio, vimos uma recuperação gradual e forte que não parou de crescer. Em setembro tivemos recorde de visitas, de usuários e de envio de propostas e embora temos registrado uma queda de 4% em outubro, em novembro voltamos a ter recorde de audiência – ao mesmo tempo em que vemos um maior número de propostas por carro”, conta o presidente da Webmotors.

MAIORIA QUE QUER CARRO JÁ POSSUI UM


Segundo a pesquisa da Webmotors, 75% dos que responderam já possuem veículos. Destes, 95% pretendem trocar de carro em 2021, sendo que a maior parte, 69%, espera concretizar a troca já no primeiro semestre. Entre os principais motivos para a transferência, a pesquisa mostra que 37% considera que o carro já está velho, enquanto 18% indica que a família cresceu, o que faz com que haja necessidade de um veículo maior. Uma parcela importante, 35%, aponta ter o costume de trocar de carro frequentemente.

O tipo de veículo mais desejado entre os que querem outro carro é o SUV, preferência de 38% dos que vão optar pela troca. Um dado adicional é que entre os consumidores que têm um carro na garagem, 16% já possuem um SUV.

A maioria esmagadora – 81% - indica que planeja adquirir um carro usado, sendo que 84% deles devem utilizar o veículo que já possui como parte do pagamento. Além disso, 64% afirma que vai financiar parte do valor da compra. Do total de entrevistados que querem trocar de carro, 27% dizem que vão pagar à vista.

O presidente da Anfavea revelou que em conversas recentes com os bancos, há uma sinalização por parte das instituições de que estão devidamente preparados para oferecer crédito. “A expectativa deles é que os financiamentos de veículos cresçam 20% em 2021”, disse. Sobre a taxa de juros atual para o setor, que está entre 18% e 19%, Moraes considerou alta, embora avalie que esteja razoável.

Na outra ponta, a pesquisa revelou uma parcela de 4% dos respondentes que não pretendem comprar ou trocar de carro em 2021: o principal motivo é o fator financeiro, apontado por 48%, enquanto os impactos da pandemia são o principal motivador para 33%. A preferência por outras formas de mobilidade e o fator sustentabilidade foi citado por 10% e 7%, respectivamente.

O presidente da Webmotors informa que acredita em duas importantes tendências de mercado para o próximo ano: “Mais da metade de quem teve a experiência e jornada digital em 2020 não vai voltar para o modelo 100% tradicional, o consumidor vai ficar muito mais exigente com a comodidade dos meios digitais. Outro ponto é que até pouco tempo – leia-se antes da pandemia – havia uma tendência muito clara entre os jovens por uma mobilidade multimodal e de uma forma geral, isso se postergou, o que é uma mudança significativa e uma oportunidade para o setor”.

Confira mais resultados da pesquisa Intenção de Compra 2021 da Anfavea com a Webmotors aqui (arquivo em PDF).



Tags: Anfavea, mercado, vendas, projeção, Webmotors, pesquisa, intenção de compra, Luiz Carlos Moraes, Eduardo Jurcevic.

Comentários

  • RenatoAlmeida

    Necessárioatenção às fontes de informação! Quem não pretende trocar de carro, acessa à um site como Webmotors? É meio óbvio que a grande maioria que responde à uma pesquisa neste tipo de site tem intenção de trocar de carro. Acredito que as vendas cresçam muito pouco sobre os números de 2020. A politização da pandemia tende a conturbar o plano de vacinação e a consequente retomada de atividades. O desemprego deve crescer ainda mais no início de 2021 e trazer maior insegurança à população. O reflexo nas vendas de automóveis é inevitável.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência