Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
GM comemora marca de 1 milhão de motores produzidos em Joinville
Fábrica catarinense da GM tem capacidade para produzir 417 mil motores por ano, atualmente

Indústria | 16/12/2020 | 16h18

GM comemora marca de 1 milhão de motores produzidos em Joinville

Unidade em Santa Catarina é a responsável pelos propulsores que equipam a linha Onix e o SUV Tracker

REDAÇÃO AB

A General Motors comemora esta semana a marca de 1 milhão de motores produzidos em sua fábrica de Joinville (SC). Ali são usinados e montados os motores da gama Ecotec flex 1.0 (turbo e aspirado) e 1.2 turbo de três cilindros que equipam os modelos Onix, Onix Plus e Tracker.

A fábrica foi inaugurada em 2013, produzindo inicialmente motores 1.0 da primeira geração do Onix. Quatro anos depois, recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão para ampliação da área e em 2019 foi inaugurada uma nova planta quatro vezes maior no mesmo local, o que permitiu o início da fabricação dos propulsores atuais. Atualmente, a unidade tem capacidade para construir 417 mil motores por ano.

A fábrica catarinense se destaca ainda em sustentabilidade, sendo reconhecida como referência global dentro do grupo. A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas voltados para a eficiência energética e a proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica, a reciclagem de água por meio de osmose reversa e o tratamento de efluentes e de esgoto por meio de jardins filtrantes. Além disso, seguindo o programa “Zero Aterro”, todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados.

Outro destaque da unidade de Joinville é o seu alto nível de automação. De acordo com a GM, cerca de 20% das empilhadeiras usadas no local são autônomas, e a linha de montagem conta com dispositivos que identificam – por meio de código de barras – cada peça, permitindo a partir daí que o sistema selecione automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor, ajustando os parâmetros de produção, quando necessário. A planta conta com 90 robôs que trabalham em um sistema integrado, no qual todos os componentes são rastreados, o que permite acompanhar e registrar informações importantes sobre o processo de manufatura e a qualidade.



Tags: Indústria, GM, fábrica, Joinville, 1 milhão, Santa Catarina, motores, cabeçotes, blocos, Ecotec, Onix, Onix Plus, Tracker.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência