Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Honda inaugura 10º aerogerador do seu parque eólico no RS
Parque eólico Honda Energy, em Xangri-Lá (RS)

Energia | 04/12/2020 | 15h40

Honda inaugura 10º aerogerador do seu parque eólico no RS

Com o equipamento, empresa conclui expansão da instalação, única do tipo pertencente a uma montadora no País

REDAÇÃO AB

A Honda Energy anunciou o término da expansão do parque eólico da empresa, localizado no município de Xangri-Lá (RS), com a inauguração do décimo aerogerador no local. Essa é a única instalação do tipo no Brasil de propriedade de uma empresa do setor automotivo, e com ela, a Honda Automóveis do Brasil (controladora da Honda Energy) alcança a autossuficiência em energia elétrica.

Inaugurado em 2014, o parque eólico faz parte do plano da Honda que prevê reduzir a emissão de gás carbônico proveniente de seus produtos e processos em 50% até até 2050, usando como referência o valor emitido no ano 2000. No Brasil, a empresa viu na geração eólica a oportunidade de ter uma matriz energética sustentável e, com isso, garantir o fornecimento para suas unidades no País.

ECONOMIA COM SUSTENTABILIDADE



A eletricidade obtida no parque eólico atende à demanda das instalações em Sumaré (SP), onde se localizam a fábrica de automóveis, o centro de pesquisa e desenvolvimento e o escritório sede da empresa. Além disso, a energia proveniente de Xangri-Lá garante eletricidade para o escritório administrativo da Honda na capital paulista e para a segunda fábrica de automóveis, em Itirapina, também no interior de São Paulo.

“O parque eólico Honda Energy é uma iniciativa única no segmento automotivo no Brasil e representa nossos esforços em direção a uma sociedade cada vez mais sustentável. Estamos expandindo a capacidade de geração do parque, entregando mais energia limpa ao sistema, com menos impacto ao meio ambiente”, disse Otávio Mizikami, presidente da Honda Energy e vice-presidente industrial da Honda Automóveis.

Segundo a empresa, a geração de eletricidade do parque eólico acumula, desde janeiro de 2015, mais de 434 mil megawatts-hora (MWh), possibilitando a incorporação da energia limpa ao processo produtivo de mais de 734 mil veículos. Em termos ambientais, esse resultado corresponde a mais de 30 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera, reduzindo o impacto ambiental da empresa.



Tags: Sustentabilidade, Honda Energy, Honda Automóveis, Xangri-Lá, parque, eólico, aerogerador, Sumaré, Itirapina, Otávio Mizikami.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência