Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 26/11/2020 | 17h56

No Fórum AB Diversidade, empresas assinam princípios da ONU Mulheres

Cinco organizações do segmento automotivo se comprometeram com os WEPs, que fomentam a equidade de gênero

NATÁLIA SCARABOTTO, PARA AB

Cinco empresas do setor automotivo assinaram os WEPs (Princípios de Empoderamento da Mulher) da ONU Mulheres durante o III Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, promovido por Automotive Business. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, on-line.

Firmaram o compromisso com a equidade de gênero empresas de diversos segmentos do setor: SAE Brasil, Meritor, Reachr, Discover, Shainin. As novas adesões aos WEPs são efeito positivo do trabalho da Rede AB Diversidade, criada em 2019 por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria com o propósito de agregar, apoiar e catalisar atores e ações que promovam a diversidade e a inclusão no setor automotivo.

Antes destas empresas, a Rede influenciou outras 16 organizações a assinarem o compromisso da ONU, por meio de mediação direta ou inspirando lideranças em eventos e discussões sobre o tema. No mundo há 71 empresas do segmento automotivo signatárias dos WEPS, sendo 32 no Brasil.

“Os Princípios de Empoderamento da Mulher representam uma poderosa forma para a mudança, orientando as empresas sobre como promover a igualdade de gênero e empoderamento feminino no mercado de trabalho”, disse a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, em vídeo gravado para o evento.



Ela ressaltou ainda a importância de empresas do setor automotivo firmarem o compromisso. “Sabemos que muitas lideranças do setor no Brasil ainda não estão com a gente nos WEPs, ainda que estejam fazendo as suas próprias jornadas de endereçar uma indústria mais igualitária.”

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA MULHER?



A assinatura dos WEPS prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.





Tags: Fórum AB Diversidade, ONU Mulheres, WEPs, Princípios de Empoderamento da Mulher.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência