Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
BYD entrega primeiro ônibus a ser abastecido com energia solar no País
Reabastecimento será feito nos intervalos entre as viagens

Elétricos | 26/11/2020 | 17h30

BYD entrega primeiro ônibus a ser abastecido com energia solar no País

Companhia EDP investiu mais de R$ 10 milhões no programa; veículo vai transportar colaboradores da empresa

REDAÇÃO AB

A BYD anunciou que fez a entrega do primeiro ônibus elétrico que será abastecido totalmente com energia solar pela companhia de energia EDP. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o veículo será utilizado no transporte dos colaboradores da empresa, fazendo o trajeto de aproximadamente 70 km entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde se localiza a usina da EDP. De acordo com a BYD, o conjunto de baterias que equipa o veículo garante autonomia para 300 km.

A recarga será feita no estacionamento da empresa, onde foi construído um posto com 183 placas solares que garantem a independência do sistema em relação à energia produzida na usina e ao sistema de distribuição. Com chassi BYD e carroceria Viaggio, da Marcopolo, o ônibus está sendo operado pela Gertaxi, empresa responsável pelo transporte dos funcionários da usina. A EDP investiu mais de R$ 10 milhões no sistema.

“Com essa autonomia, é possível que operadores cubram curtas e médias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão”, afirmou Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD. “É uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, pois isso não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, completou.

Segundo a BYD, a segunda fase do projeto com a EDP prevê a aplicação de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV – Organic Photovoltaic) no teto do ônibus. Essas películas possuem células capazes de gerar energia a partir da luz solar e serão usadas para abastecer parte dos serviços disponíveis no interior do veículo, como carregamento de celulares e outros gadgets.



Tags: Elétricos, BYD, ônibus, energia solar, EDP, Ceará, UTE Pecém, transporte, Marcopolo, Marcello Schneider.

Comentários

  • SilvioRabelo

    Umaexcelente ideia. Vai reduzir a poluição na cidade e não consome combustíveis fósseis, geradores de CO2, NOx e SO2.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência