A Meritor desenvolveu no Brasil uma nova tecnologia para desacoplar e suspender e o eixo trativo de caminhões quando não for necessária a utilização, transformando um cavalo mecânico 6x4 em 4x2 ou 6x2, para redução de custos com manutenção, consumo de combustível, pedágios e desgaste dos pneus. Batizado Meritor Detachable, o novo sistema está em fase de testes com os principais clientes da empresa.
A tecnologia, totalmente desenvolvida pelo time de engenharia brasileiro da empresa, pode ser aplicada a caminhões 6x4 e 8x4 tandem dos modelos de eixos MT 14X, MT 150, MT 160 e MT 610, instalados em equipamentos com suspensão pneumática. A ideia é lançar o sistema no mercado nacional de veículos pesados no início de 2021.
“Desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia de produto da Meritor Brasil.
Com o Meritor Detachable, a principal fabricante de eixos e de sistemas de drivetrain para veículos comerciais do País segue com sua estratégia de oferecer soluções tecnológicas que proporcionem redução de custos aos usuários, aumentando a eficiência da operação. Para se ter ideia, apenas a redução em tarifas de pedágio pode chegar a 33% com o uso da tecnologia.
“De acordo com os testes em andamento, o Meritor Detachable gera um ganho de eficiência de no consumo de até 2% considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo, e de 5% desacoplando e suspendendo o eixo”, concluiu Brandão.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Para acompanhar as demandas e necessidades locais, Bosch investe em desenvolvimentos feitos pelas equipes brasileiras
NATÁLIA SCARABOTTO, PARA MÍDIA LAB AB
Novas soluções são cada vez mais necessárias à indústria automotiva como estratégia de redução de custos e aumento da eficiência
WILSON TOUME, PARA AB MÍDIA LAB