Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Voith e Orten criam parceria para converter caminhões e ônibus à eletricidade

Elétricos | 19/11/2020 | 15h44

Voith e Orten criam parceria para converter caminhões e ônibus à eletricidade

Objetivo é instalar powertrain 100% elétrico em veículos movidos a diesel, gás e híbridos por preço mais acessível

REDAÇÃO AB

A Voith anunciou a criação de uma parceria com a fabricante de caminhões elétricos Orten que poderá ajudar frotistas a realizar uma transição mais fácil a acessível em direção à mobilidade elétrica na Europa. A ideia é converter para a propulsão 100% elétrica ônibus convencionais (articulados e de dois andares) e caminhões leves e médios com motores a diesel, gás e híbridos, usando a o sistema VEDS (Voith Electrical Drive Systems).

“Graças à eletrificação, o transporte está prestes a passar por uma grande transformação no sentido de uma operação mais limpa e sustentável”, aponta Alexander Denk, vice-presidente de eletromobilidade da Voith. “Para muitas cidades e operadoras, no entanto, a aquisição de novos ônibus e de caminhões elétricos é um processo caro e demorado; nossa opção de adaptação oferece uma maneira simples e econômica de preparar frotas de veículos para o futuro, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das emissões de CO2 e o aumento da mobilidade urbana”, acrescentou.

Desenvolvido especialmente para o transporte público, o VEDS conta com um motor elétrico capaz de entregar o equivalente a 462 cavalos, ou seja, potência mais do que suficiente para movimentar ônibus e caminhões por longas distâncias.

A parceria prevê que a Voith forneça o conjunto motriz elétrico, enquanto a Orten vai ser a responsável pela adaptação dos veículos. Os clientes também poderão escolher entre instalar os kits do VEDS em suas oficinas ou encaminhar seus ônibus e caminhões para a sede da Orten, que vai trabalhar exclusivamente com o VEDS.

“Com a rede mundial de vendas e serviços da Voith e os diversos anos de experiência da Orten Electric-Trucks na eletrificação de veículos comerciais, a parceria estratégica entre ambas as empresas vai oferecer às operadoras uma gama completa de serviços para converterem suas frotas para acionamentos totalmente elétricos”, afirmou Robert Orten, CEO da Orten Electric-Trucks.



Tags: Parcerias, Voith, Orten, VEDS, adaptação, conversão, elétricos, Europa, ônibus, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência