Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Besaliel Botelho, CEO da Bosch,  é reeleito presidente da AEA
Besaliel Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, assume segundo mandato à frente da AEA

Entidades | 18/11/2020 | 20h34

Besaliel Botelho, CEO da Bosch, é reeleito presidente da AEA

Segundo mandato abrange o biênio 2021-2022; também foram definidos novo VP e membros do conselho

REDAÇÃO AB

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – reelegeu Besaliel Botelho como seu presidente para o biênio 2021-2022. É o segundo mandato do executivo, que assumiu a primeira gestão em setembro de 2019. Com ele, foram definidos o novo vice-presidente da entidade, Marcus Vinicius Aguiar, diretor de relações institucionais da Renault do Brasil, bem como os membros do conselho.

Besaliel é atualmente CEO da Robert Bosch Latin America, empresa pela qual trabalha desde 1985. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo. O executivo é um dos grandes nomes do setor automotivo – tendo sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento do da tecnologia flex fuel, amplamente difundida no Brasil para o uso de gasolina e etanol.

Além de sua trajetória dentro da Bosch na América Latina, Botelho é membro da MEI (Movimento Empresarial para Inovação) da CNI - Confederação Nacional da Indústria, e atua no conselho executivo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Também representou a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers) de 2009 a 2010 como presidente.

Por sua vez, o novo vice da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, também é engenheiro mecânico com pós-graduação em Administração. Está há 28 anos no setor automotivo e ocupa desde 2014 o cargo de diretor de relações institucionais da Renault, além de ser vice-presidente da Anfavea e membro do conselho Diretor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

Para o conselho diretor da entidade foram eleitos Ricardo Abreu (associado individual), Antonio Megale e Antonio Sergio Mello (associados mantenedores) Daniel Tavares e Valeria Amoroso Lima (órgãos governamentais) e Alexandre Xavier e Francisco Nigro (academia e institutos de pesquisa). A presidência do conselho é de Francisco Nigro e a vice-presidência de Vicente Pimenta.



Tags: AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Besaliel Botelho, presidente, vice-presidente, Edson Orikassa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência