Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Marcopolo lança ônibus com câmeras em vez de espelhos retrovisores
Marcopolo Paradiso New G7 agora pode ser equipado com sistema ERV

Tecnologia | 16/11/2020 | 15h05

Marcopolo lança ônibus com câmeras em vez de espelhos retrovisores

Sistema garante melhor visibilidade sob diversas condições, além de eliminar pontos cegos, aprimorando a segurança

REDAÇÃO AB

A Marcopolo apresentou o primeiro ônibus rodoviário da América Latina com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. Batizado ERV (Espelho de Reflexão Virtual), o sistema está disponível para todos os modelos Paradiso New G7 e, de acordo com a encarroçadora, proporciona mais segurança, melhor dirigibilidade e menor nível de estresse para o motorista.

Composto por duas câmeras de vídeo de alta definição posicionadas estrategicamente, o sistema oferece máxima visibilidade sob qualquer condição – dia, noite, sob chuva, cerração ou neblina – garante a fabricante. Sem esquecer, claro, das manobras de estacionamento. As imagens são exibidas por duas telas posicionadas nas laterais da cabine, enquanto o controle do ERV é feito por meio de um comando no quadro de instrumentos, com opções para dia e noite e movimentação em ângulo de até 90 graus.


Câmeras de alta definição substituem os espelhos e proporcionam melhor visibilidade

“Realizamos estudos que mostraram a posição ideal das câmeras e que eliminam os tradicionais pontos cegos e de visibilidade reduzida ou não clara; assim, o motorista pode dirigir com mais segurança, tranquilidade e menor estresse, sobretudo em situações críticas ou difíceis, como debaixo de chuva e durante a noite”, afirma Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de engenharia da Marcopolo.

Com o novo sistema ERV, os suportes dos antigos retrovisores também foram alterados, o que resultou na redução do avanço do conjunto na dianteira do veículo, diminuindo suas dimensões totais, facilitando ainda mais as manobras. “Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, elemento de destaque na linha New G7, conciliando ganhos de manobrabilidade e de aerodinâmica”, diz André Lucena Perondi, coordenador de design da empresa.



Tags: Lançamentos, Marcopolo, ERV, câmeras, retrovisores, visibilidade, manobras, segurança, conforto, estresse, Jean Carlo Giacomel Casado, André Lucena Perondi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência