Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Renault comemora 10 anos de ações voltadas à inclusão da mulher
Em 10 anos, número de mulheres aumenta 64% no quadro de funcionários da Renault

Diversidade | 05/11/2020 | 19h16

Renault comemora 10 anos de ações voltadas à inclusão da mulher

Women@Renault é parte do compromisso da montadora pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres

REDAÇÃO AB

A Renault está completando 10 anos do seu programa Women@Renault, grupo dedicado a ações voltadas à inclusão da mulher. Como resultado, a montadora registra um aumento de 64% no número de mulheres em seu quadro de funcionários no período. A inciativa faz parte dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia. A empresa foi a primeira montadora a aderir ao WEPs na América Latina.


O grupo, formado por homens e mulheres, é responsável pelo desenvolvimento de ações de diversidade, pautadas pela equidade de gênero. É por meio delas que a Renault atua no desenvolvimento de projetos internos visando a inclusão de mulheres em diversas áreas da companhia.

Segundo a empresa, atualmente 30% de seus cargos de gerência são ocupados por mulheres. No pipeline de sucessão para os cargos de gerente, 36% são de mulheres. No Brasil, cerca de 50% da força de trabalho é feminina, mas apenas 18% estão em cargos de gestão.

“Temos o papel fundamental de abrir os caminhos para que as mulheres se tornem cada vez mais presentes e atuantes. Daí, a grande importância do grupo Women@Renault, um projeto que aumenta a diversidade dentro da empresa para tornar a mulheres cada vez mais protagonistas de suas carreiras. Trabalhamos com a diversidade para trazer mais criatividade e inovação”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.



“Para que o número de mulheres na Renault possa continuar crescendo, temos ações alinhadas aos sete princípios de empoderamento feminino, os WEPs, e trabalhamos continuamente para avançar em nossas práticas de diversidade e inclusão”, explica Fernanda Stocco, gerente de comunicação da Renault do Brasil e uma das coordenadoras do projeto Women@Renault.

Entre as diversas iniciativas promovidas pelo grupo, está o espaço Mulherar, onde as participantes têm voz e a oportunidade de debater as questões da mulher relacionadas aos diversos papéis à elas incumbidos, tais como profissional, mãe, esposa, filha, avó, amiga etc. e ajudar as participantes a distinguir as barreiras no cenário atual da mulher no trabalho, incluindo os desafios deste ano com a pandemia.

Desde o início da crise sanitária, a empresa vem intensificando suas iniciativas para direcionar o tema de forma ampliada, como forma de aumentar o engajamento dos diversos grupos dedicados à inclusão (leia aqui).



Tags: Renault, inclusão, diversidade, Women@Renault, mulher, empoderamento, Princípios de Empoderamento das Mulheres, WEPs, ONU Mulheres, Ricardo Gondo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência