Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 11/11/2008 | 00h00

Tendência para powertrain é solução regional

Quais são as tendências globais na área de powertrain? Ricardo Abreu, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Mahle, entende que há um problema mundial a ser solucionado, em direção à redução de emissões de gás carbônico e maior eficiência de motores, mas haverá diferentes soluções e níveis de tecnologia a serem utilizados.

Automotive Business

Quais são as tendências globais na área de powertrain? Ricardo Abreu, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Mahle, entende que há um problema mundial a ser solucionado, em direção à redução de emissões de gás carbônico e maior eficiência de motores, mas haverá diferentes soluções e níveis de tecnologia a serem utilizados. “Começa a ficar mais clara a escassez de energia e a pressão crescente com as questões relativas ao meio ambiente e aquecimento global” – afirma. Ele garante que a demanda de energia deve crescer de forma substancial nas próximas décadas e haverá necessidade de trabalhar na substituição dos combustíveis fósseis. Para Abreu, as previsões para disponibilidade de biodiesel e combustíveis sintéticos não estão se realizando. As soluções para cobrir o gap na área de energia virão regionalmente, como acontece com o etanol no Brasil. Há megatendências - como o aparecimento crescente de veículos híbridos (motores elétricos e de combustão interna) e dowsizing de motores a combustão, que devem prevalecer ainda por bastante tempo. O sucesso dos motores elétricos dependerá da evolução e preço das baterias. “Se a duração e eficiência das baterias crescerem, vamos avançar no segmento de motores elétricos” – assegura.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência