Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo começa a testar caminhões pesados elétricos na Europa
Modelo FM elétrico com betoneira durante operação de recarga

Elétricos | 21/10/2020 | 13h57

Volvo começa a testar caminhões pesados elétricos na Europa

Fabricante sueca vai avaliar dois modelos durante operações de construção civil em centros urbanos

REDAÇÃO AB

A Volvo Trucks anunciou que está iniciando os testes de campo na Suécia com dois caminhões pesados movidos a eletricidade. A avaliação será feita em parceria com a empresa Swerock – uma das maiores fornecedoras de materiais e serviços para o setor de construção civil da Escandinávia – que vai utilizar um modelo FM equipado com betoneira e um FMX com guindaste. Ambos atuarão em serviços regulares da Swerock em centros urbanos e serão avaliados quanto ao desempenho do conjunto motriz elétrico e sobre a eficiência do sistema de recarga.




“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos; isso também se aplica aos caminhões elétricos”, explicou Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade dos nossos clientes; testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirmou.

De acordo com a Volvo, os testes vão mostrar como os caminhões pesados elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de apresentarem baixos níveis de ruído em operações urbanas, sem esquecer os demais benefícios que esses veículos proporcionam, como mais segurança no canteiro de obras e maior conforto para o motorista. Além disso, as avaliações servirão para monitorar o ecossistema de eletromobilidade, permitindo identificar oportunidades de recarga em função das demandas de produtividade.

“Esses testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia a dia, considerando os ciclos de operação, a capacidade de carga, a disponibilidade dos veículos, a autonomia e outros parâmetros”, explicou Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, acrescentou. Vale lembrar que a fabricante sueca já produz caminhões elétricos semipesados, usados atualmente para transporte de cargas e coleta de resíduos em cidades da Europa.



Tags: Elétricos, Volvo, caminhões, pesados, FM, FMX, betoneira, guindaste, testes, Swerock, construção civil, Jonas Odermalm, Ebba Bergbom Wallin.

Comentários

  • Denis

    Paraas grandes metrópoles do mundo é uma solução interessante. Deslocamentos curtos, velocidade lenta, ótimo torque, silêncio e emissões zero. O problema são as grandes distâncias em países continentais como o Brasil.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência