Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo BMW alerta sobre riscos de incêndio em alguns de seus híbridos
Recarga deve ser evitada nos modelos envolvidos no recall

Segurança | 14/10/2020 | 17h45

Grupo BMW alerta sobre riscos de incêndio em alguns de seus híbridos

Baterias de modelos BMW e Mini eletrificados podem ter curto-circuito; campanha envolve 473 unidades no País

REDAÇÃO AB

O Grupo BMW está alertando os proprietários dos modelos 330e M Sport, 530e M Sport, 745Le M Sport, i8 Roadster, X3 xDrive30e X Line, X5 xDrive45e M Sport e Mini Cooper S E Countryman produzidos entre os dias 2 de março e 21 de setembro deste ano sobre a possibilidade de acidentes provocados pela bateria de alta voltagem desses modelos híbridos plug-in.

De acordo com a empresa, foi verificada a possibilidade de impurezas no interior das baterias de alta voltagem provocarem curto-circuito dentro das células quando a bateria estiver completamente carregada, o que pode provocar incêndio na mesma. Essas impurezas podem ter contaminado a bateria durante o processo de produção de suas células, esclarece a montadora.

A BMW observa ainda que, como medida preventiva, os proprietários dos automóveis envolvidos no processo de recall não devem carregar seus veículos na rede elétrica e precisam adotar imediatamente as orientações específicas de cada modelo. Estas, por sua vez, necessitam ser configuradas por meio do monitor central do carro, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos. Além disso, os proprietários não devem usar as trocas de marcha manuais – seja pela alavanca ou por meio das borboletas junto ao volante – assim como o modo Sport no câmbio.

A montadora afirma ainda que neste momento inicial, os proprietários devem providenciar as medidas preventivas (confira abaixo), não havendo necessidade de entrar em contato com a concessionária. Mas, caso o consumidor tenha dúvida sobre a inclusão do veículo na campanha, ele deve acessar a área de recall no site da BMW ou telefonar para o serviço exclusivo de atendimento de recall no SAC 0800 019 7097, que atende nos dias úteis, das 9h às 18h. A montadora garante que vai entrar em contato com os donos dos modelos envolvidos na convocação informando sobre o agendamento para o reparo definitivo – que será gratuito. Veja a seguir como configurar cada veículo por meio do display para manter a bateria de alta voltagem nos níveis mínimos.

- Nos modelos BMW 330e M Sport, 745Le M Sport, 530e M Sport, X5 xDrive45e M Sport, X3 xDrive30e, X3 xDrive30e X Line:
1. acessar “Configurações”,
2. selecionar “Modo de Condução”,
3. ir em “Controle de bateria”,
4. definir a configuração do estado de carga em 30%.

- Modelos Mini Cooper S E Countryman ALL4:
1. pressionar o botão “eDrive”,
2. selecionar a opção “Mode” na tela do velocímetro,
3. selecionar “Max eDrive” ou “Auto eDrive”,
4. confirmar a opção na tela do display central.

- Modelo i8 Roadster:
1. ir em “Meu veículo” no menu do carro,
2. selecionar “Configurações do veículo”,
3. escolher a opção “Auto eDrive”,
4. desativar a opção “Manter estado de carga”,
5. o carro poderá ser conduzido tanto no modo “Max eDrive”, como no “Auto eDrive”, que podem ser selecionados por meio do botão eDrive.



Tags: Segurança, recall, BMW, Mini, híbridos, bateria, alta voltagem, curto-circuito, incêndio, 330e M Sport, 745 Le M Sport, 530e M Sport, X5, X3, Cooper S E Countryman, i8 Roadster.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência