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Hyundai investiga resultados diferentes dos dois testes do HB20 pelo Latin NCAP
Crash test de impacto lateral do Hyundai HB20: resultado pior na segunda vez

Segurança | 13/10/2020 | 17h27

Hyundai investiga resultados diferentes dos dois testes do HB20 pelo Latin NCAP

Em segunda avaliação de auditoria, nota do carro foi rebaixada para uma estrela

PEDRO KUTNEY, AB

Quatro dias após a divulgação de uma auditoria do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe), em que o Hyundai HB20 perdeu três das quatro estrelas que tinha conquistado na primeira bateria de testes de impacto realizada no ano passado, a fabricante coreana instalada no Brasil, onde o carro é fabricado em Piracicaba (SP), emitiu comunicado em que afirma estar investigando os testes para entender como foi possível resultados tão diferentes e, se necessário, tomar providências para corrigir o problema.

“A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019”, afirma a fabricante em nota distribuída na terça-feira, 13. “Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”, indica.

Segundo o Latin NCAP, faz parte dos padrões da entidade testar por uma segunda vez, de forma regular e aleatória, um mesmo modelo já avaliado em testes patrocinados pela montadora, que paga os custos. Por isso são escolhidos aleatoriamente no pátio da fabricante número de carros suficientes para a realização da auditoria, cujo resultado só é divulgado quando existem diferenças para pior no segundo teste.

Foi o caso do HB20, que após o lançamento da segunda geração do modelo, em setembro de 2019, foi avaliado com quatro estrelas (a nota máxima é cinco) para ocupantes adultos e três para crianças. Contudo, algum tempo depois, na segunda bateria de crash tests, o veículo apresentou níveis mais baixos de absorção de impacto na colisão lateral, com danos severos apontados no tórax do dummy que simula um passageiro adulto.

Após o resultado, o Latin NCAP rebaixou a nota do HB20 para apenas uma estrela (manteve três para ocupantes infantis) e afirma que procurou a fabricante, mas não recebeu resposta. Com as diferenças apuradas nos dois testes, a entidade colocou em dúvida os processos de fabricação do veículo que poderiam resultar em carros com diferentes níveis de segurança. A Hyundai nega essa possibilidade: “Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano”, diz o comunicado.

Segundo a fabricante, a produção do HB20 em Piracicaba segue os mesmos padrões adotados em outros lugares do mundo. “A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos”, diz a nota.



Tags: Segurança, Latin NCAP, Hyundai, HB20, crash test, teste de impacto, avaliação, auditoria.

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