Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Na Abeifa, Volvo é a que mais vende veículos importados no Brasil
SUVs impulsionam vendas da Volvo no Brasil (a partir da esquerda): XC60, XC90 e XC40

Mercado | 02/10/2020 | 17h44

Na Abeifa, Volvo é a que mais vende veículos importados no Brasil

Entre as quatro fabricantes, Caoa lidera; marcas como BMW e Porsche também têm bom desempenho no mercado

SUELI REIS, AB

A Volvo é a marca que mais vende carros importados no Brasil, considerando o desempenho de todas as 15 empresas que formam a Abeifa, associação das importadoras e fabricantes. A marca sueca encerrou o acumulado de janeiro a setembro com pouco mais de 4,8 mil veículos emplacados, o que lhe garantiu uma participação de 24,3% do total de 19,8 mil unidades, que é a soma das vendas de todas as associadas à entidade. Este volume conta apenas os modelos importados, sem produção nacional.



- Faça aqui o download dos dados da Abeifa
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Embora as vendas da Volvo tenham representado queda de 11,8% sobre o desempenho da marca em mesmo período do ano passado, a empresa destaca que setembro entra para sua história no Brasil por dois fatores: primeiro por ter sido o mês em que a marca sueca alcançou a segunda posição no segmento premium pela primeira vez no País, com 18,1% de participação. Em segundo, foi o melhor mês em vendas de sua operação por aqui.

“Fizemos o melhor mês de varejo da história da Volvo no Brasil”, comemora João Oliveira, diretor geral de operações e inovação. “Os resultados mostram que estamos corretos em nossas convicções, o futuro do mercado premium será eletrificado e esse futuro já é parte do nosso presente, estamos acelerando a migração para os veículos híbridos ainda mais e investindo em estrutura em todo o Brasil para termos 700 eletropostos até o fim deste ano, ampliando as possibilidades para os clientes usarem os veículos no modo elétrico em diversos lugares”, destaca.

No acumulado de nove meses, a Volvo ocupa a terceira posição no segmento premium, com 15,4% de market share.


Gráfico mostra a participação por marcas no mercado de veículos importados. (Fonte: Abeifa)

Outras marcas premium, como a BMW e a Porsche também performaram com bons resultados. A BMW encerrou o acumulado janeiro-setembro como terceira colocada no ranking da Abeifa só de importados, com 2,7 mil unidades emplacadas, atrás apenas da líder Volvo e da vice-líder Kia, esta com 21,4%, enquanto a BMW ficou com 13,6%.

Ao considerar a soma dos importados com os modelos nacionais, a BMW passa para a vice-liderança, com 21,3% de um total de 40,4 mil unidades, e atrás apenas da Caoa Chery, líder do ranking geral da Abeifa, com 31,3% de todos os veículos vendidos entre os membros da associação. N

Outro destaque entre os membros da Abeifa é a Porsche, que embora seja só importadora, figura como a quinta marca mais vendida, com pouco mais de 2 mil veículos vendidos entre janeiro e setembro deste ano. Com isso, a marca alcança participação de mercado de 10,2% entre as associadas e registra expressivo crescimento de 62,5% na comparação com o ano passado.


O gráfico mostra a participação por marcas, desta vez considerando modelos importados e nacionais, fabricados por membros da Abeifa. (Fonte: Abeifa)

Além da Porsche, a Land Rover também registrou crescimento das vendas neste ano, mesmo diante de uma crise pandêmica – as duas foram as únicas com variação positiva na comparação anual. A marca britânica vendeu pouco mais de 2,6 mil modelos importados em nove meses, uma alta de 17,7% sobre igual período de 2019. Somados aos nacionais que produz em sua fábrica de Itatiaia (RJ), o volume de vendas supera as 3,8 mil unidades, o que desta vez, representa queda de 10% sobre o ano passado.

Entre os importados, a Land Rover registra participação de 13,2%, enquanto no ranking geral, de importados e nacionais, seu market share fica em 9,5%.

Mesmo com bons resultados entre algumas marcas que apenas importam, sem produção nacional de veículos, a Abeifa atingiu um volume de vendas de nacionais que superou o de importados e esta é uma tendência que deve continuar nos próximos anos (leia aqui).



Tags: Volvo, BWM, Porsche, vendas, mercado, Abeifa, importados, carro importado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência