A Bosch e a fabricante chinesa de motores Weichai anunciaram que conseguiram elevar a eficiência energética do motor a diesel para caminhões pesados da marca oriental para até 50%. Trata-se de um marco histórico, já que até então a eficiência máxima já alcançada para motores de veículos pesados a diesel era de 46% - o porcentual se refere à energia que de fato chega às rodas.
A nova referência global foi alcançada após dois anos de trabalho conjunto.“Ao aumentar a eficiência em quatro pontos porcentuais alcançamos em conjunto um novo marco; embora o motor a diesel tenha quase 130 anos, o seu desenvolvimento continua”, afirmou Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Bosch. A empresa alemã participou do projeto com sua experiência em conjuntos de injeção de combustível, fornecendo à Weichai o sistema commom rail com 2.500 bar de pressão.
“A Bosch ofereceu um grande apoio no avanço e na conquista sem precedentes de 50% de eficiência no motor a diesel da Weichai; estamos muito satisfeitos em continuar essa parceria de grande sucesso”, declarou Tan Xuguang, presidente do grupo chinês.
Quando se trata de caminhões – principalmente pesados e extrapesados – o motor a diesel ainda seguirá como a escolha preferida durante um bom tempo, e também por esse motivo, o desenvolvimento alcançado pela Bosch e pela Weichai merece ser destacado.
A parceria entre Bosch e Weichai já conta com 17 anos, período no qual as duas empresas concentraram esforços e experiência não só para fornecer motores a diesel mais potentes e eficientes, mas também em outras áreas, como o desenvolvimento de célula de combustível e de sistemas de assistência ao motorista, assim como a implantação de sistemas da indústria 4.0, incluindo conectividade e digitalização das fábricas.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo