Linha 2021 do Honda WR-V traz nova versão, poucas alterações e baixa ambição
Visual do modelo segue praticamente o mesmo; configuração de entrada LX é bem equipada e parte de R$ 83,4 mil
WILSON TOUME, PARA AB
A Honda apresentou na quinta-feira, 17, a linha 2021 do seu SUV compacto WR-V – lembrando que no Brasil as montadoras vendem como SUV qualquer veículo com maior altura do solo, estilo sisudo e porta traseira. Visualmente, o novo modelo traz poucas mudanças cosméticas em relação ao atual (lançado em 2017), e não há nada de novo no motor e transmissão.
Primeiro carro projetado pela engenharia da Honda no Brasil, baseado no Fit, o WR-V nunca teve desempenho comercial expressivo. Ao que parece, as ambições continuam baixas em relação ao modelo. Diego Fernandes, gerente geral comercial, limitou-se a dizer que que a montadora espera recuperar o mesmo volume de antes da pandemia, que era de aproximadamente 1 mil unidades/mês (em agosto, foram emplacados 866 veículos, segundo a Fenabrave). O executivo lembrou ainda que o WR-V responde por 22% das vendas de SUVs da marca no Brasil, em família integrada também pelo HR-V e o importado CR-V.
Já quando questionado sobre a possibilidade de chegada da nova geração do Fit – lançado recentemente no exterior – e a continuidade do WR-V no mercado brasileiro, Ariel Mogór, supervisor de planejamento de produto da Honda do Brasil explicou que a montadora não comenta seus planos futuros, mas que o SUV compacto está garantido no portfólio da marca. “O WR-V possui função estratégica em nosso line-up, ao lado do HR-V, atendendo a um público que é muito importante para nós”, afirmou.
A linha 2021 do Honda WR-V estará à venda nas concessionárias da marca a partir de outubro e os preços sugeridos são: R$ 83,4 mil para a versão de entrada LX, R$ 90,7 mil para a intermediária EX e R$ 94,7 mil para a topo da gama, EXL.
A mudança visual exterior restringe-se à grade dianteira – que agora exibe lâminas horizontais e barra cromada ligeiramente mais estreita – e ao para-choque traseiro, que ficou 67 mm mais saliente. Já o friso localizado acima da placa, que antes era cromado, agora vem pintado na cor da carroceria.
As versões EX e EXL passam a contar com LEDs nos faróis (principais e auxiliares), enquanto a luz de condução diurna – igualmente de LED – agora é item de série em todas as versões. Controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência também foram incorporados a todas as configurações do modelo.
Outra novidade na linha WR-V 2021 é a versão de entrada LX, que traz um bom número de equipamentos de série, com destaque para ar-condicionado, faróis com acendimento automático e ajuste de altura do facho, luzes de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas e câmera de ré.
A versão EX incorpora os já mencionados faróis e lanternas de LED, airbags laterais, ar-condicionado automático e borboletas junto ao volante para troca de marchas, além da central multimídia com tela de sete polegadas e sensores de manobra dianteiros e traseiros.
Por fim, a topo de linha EXL traz como destaques seis airbags, bancos revestidos de couro, central multimídia com navegador incorporado e retrovisor interno eletrocrômico como destaques.

Por dentro, acabamento mais requintado na versão EXL
O conjunto mecânico do WR-V não sofreu alterações, segue com o motor 1.5 i-VTEC flex, com 116 cavalos e 15,3 kgfm (com etanol), acoplado ao câmbio CVT continuamente variável. Da mesma maneira, a suspensão reforçada e com maior distância em relação ao solo (207,3 mm) não passou por modificações.
Todas as versões também contam com o sistema Magic Seat, que permite adotar diferentes configurações do espaço interno deslocando e dobrando os bancos, uma das características mais apreciadas do modelo, assim como do Fit, veículo do qual o WR-V deriva.
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