Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 11/09/2020 | 18h55

Volkswagen acumula ganho financeiro e ambiental com compra de energia renovável

Com migração ao mercado livre, expectativa é economizar 40% em cinco anos e reduzir impacto ambiental

REDAÇÃO AB

Após a migração, em julho passado, para comprar toda a energia elétrica que consome no Brasil em negociações no mercado livre, a Volkswagen já contabiliza economia de 6% nos gastos com o insumo em 2020 e a perspectiva é de economizar 40% nos próximos cinco anos. A empresa também apura ganhos ambientais com a contratação de fontes mais limpas de geração. Este mês foi fechado um novo tipo de contrato, que prevê o fornecimento de energia renovável incentivada, exclusivamente de geração solar, eólica, biomassa ou de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que incialmente vai suprir 100% da eletricidade usada no Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP).

Segundo a Volkswagen, desde 2016 toda a energia elétrica consumida em suas operações no é proveniente de fontes renováveis, principalmente grades hidrelétricas, mas com a migração para o mercado livre foi possível refinar essa opção, buscando contratos de “energia incentivada”, que também é renovável, mas tem impacto ambiental reduzido. O centro de peças será a primeira unidade da empresa no País a operar 100% com esse tipo de eletricidade.

“A busca constante pela eficiência ambiental, em todas as nossas atividades, é uma das premissas de nossa política ambiental e de energia. Esta ação demonstra que estamos sempre buscando oportunidades. No caso de Vinhedo, identificamos uma excelente chance para que a geração da energia elétrica seja 100% incentivada. Esta ação alinha ganhos ambientais e financeiros”, afirma Rafael Pestana, gerente executivo de planejamento de manufatura da Volkswagen do Brasil.

Além dos ganhos financeiros e ambientais, outra vantagem de comprar o insumo no mercado livre é que a energia não utilizada em determinado período pode ser revendida, de acordo com a demanda.



Tags: Volkswagen, energia, eletricidade, renovável, mercado livre, economia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência