Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhão off-road Volvo FMX completa 10 anos no Brasil

Comerciais | 11/09/2020 | 18h38

Caminhão off-road Volvo FMX completa 10 anos no Brasil

O modelo foi exclusivamente projetado para operar em condições severas

REDAÇÃO AB

O caminhão Volvo FMX está completando 10 anos no mercado brasileiro. Lançado em 2010, o modelo foi exclusivamente projetado para operar em atividades severas off-road (fora de estrada) e sua concepção nasceu a pedido dos próprios operadores. Atualmente, consolidado em sua categoria, o FMX atua em diferentes segmentos, como mineração, construção, madeira e canavieiro. O modelo possui capacidade máxima de tração (CMT) de até 250 toneladas.

“O Volvo FMX é um divisor de águas no mercado de caminhões e rapidamente se tornou referência para frotistas e também para os motoristas. Com ele, a marca teve crescimento expressivo no segmento off road em todo o mundo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

O design da primeira geração foi inspirado nos equipamentos e máquinas de construção da marca, com itens necessários à rotina off-road, como pino de reboque de alta resistência, proteção dos faróis, degraus antiderrapantes, protetor de cárter reforçado, barra de proteção frontal e escada atrás da cabine para acesso ao implemento.

Em 2014, na segunda geração, o caminhão ganhou novo design baseado no modelo FH, com alguns componentes remodelados, como a suspensão que elevou a altura em relação ao solo para 300 mm e pino de reboque redimensionado para 32 toneladas.

Desde a primeira geração, o FMX conta com transmissão I-Shift, que também evoluiu ao longo dos anos. “Podemos chamar de ‘I-Shift Off Road’, específica para a severidade da operação fora de estrada”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

Em 2016 a caixa passou a ter opções de marcha super-reduzidas, que permitem arranques em composições de 250 toneladas e a condução em velocidades muito baixas, até 0,5 km/h, o que ajuda na precisão de manobras de grandes composições em locais apertados.

O Volvo FMX é responsável pela maior composição do País: em circulação desde o ano passado, 19 unidades do modelo operam em composições hexatrem de 52m de extensão, tracionando seis semirreboques de 250 toneladas, carregando toras de eucalipto dentro de fazendas da Suzano Papel e Celulose.

“Os caminhões Volvo sempre foram referência em operações severas. Mas com o FMX, a marca chegou no mais alto patamar em robustez e resistência. Temos vários relatos de clientes atestando que nenhum outro caminhão aguenta as condições que o FMX suporta”, afirma Jeseniel Valério.

Alguns vídeos sobre o Volvo FMX fizeram sucesso na web ao longo de sua história:







Tags: Caminhão, Volvo, FMX, caminhão fora de estrada, caminhão off-road, 10 anos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência