Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Restrições em fábricas de Manaus freiam produção de motos

Indústria | 10/09/2020 | 18h21

Restrições em fábricas de Manaus freiam produção de motos

Com 98,3 mil unidades, volume produzido de agosto é apenas 0,4% maior que o de julho

REDAÇÃO AB

As restrições e medidas sanitárias de proteção adotadas pelas fábricas de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM/AM) por causa da pandemia de coronavírus está reduzindo a produtividade das fabricantes: de acordo com a Abraciclo, o total produzido em agosto foi apenas 0,4% maior que o de julho, ao somar pouco mais de 98,3 mil unidades, informa em balanço do setor divulgado na quinta-feira, 10.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Apesar da recuperação que o segmento de duas rodas vem registrando há três meses, incluindo este pequeno aumento da produção anotado em agosto, os volumes continuam abaixo do resultado obtido no ano passado, quando, em agosto, a indústria de motos produziu mais de 114,7 mil unidades, uma queda de 14,3%.

“Desde a retomada gradual das atividades industriais em maio, a produção de motocicletas vem mostrando uma curva ascendente e consistente. O volume até poderia ser maior, mas as fábricas ainda operam com restrições, pois a prioridade é preservar a saúde dos colaboradores, atendendo aos protocolos sanitários de segurança. Isso, no entanto, gera desequilíbrio entre a oferta e a demanda”, explica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.



Segundo o executivo, mesmo com a produtividade comprometida, as fábricas estão se empenhando para atender as entregas atrasadas dos consórcios (leia aqui), modalidade que responde por cerca de 25% das vendas de motocicletas no Brasil.

Entre janeiro e agosto, o setor acumula a produção total de 588,5 mil motocicletas, volume 20,9% menor que as 743,5 mil fabricadas em iguais oito meses de 2019.

A produção segue a tendência das vendas do setor, que cresceram 12,7% em agosto na comparação com julho, para 95,9 mil motos emplacadas. A média diária de vendas de agosto, mesmo com dois dias úteis a menos, superou a de julho em 23,4%, para 4,5 mil unidades.

Sobre agosto do ano passado, as vendas também foram maiores, com elevação de 8,3%, segundo os números da Abraciclo.

No acumulado, as vendas seguem impactadas pela crise causada pela pandemia, com queda de 25%, passando de 708,7 mil para 531,2 mil motos licenciadas.



Tags: Produção de motos, motocicletas, Abraciclo, PIM, Polo Industrial de Manaus, Marcos Fermanian.

Comentários

  • Emerson

    Aquino Maranhão tem muita gente contemplado que está esperando sua moto faça alguma coisa Honda

  • EmersonFarias Sousa

    Temque ter compromisso com os clientes essa porcaria não se comprometer a responsabilidade dos seus credores então devolver o dinheiro

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência