Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
BYD produz 1º chassi para ônibus elétrico articulado com piso alto no Brasil
O novo chassi segue agora para implementação da carroceria e testes de homologação

Transportes | 09/09/2020 | 17h42

BYD produz 1º chassi para ônibus elétrico articulado com piso alto no Brasil

Com 22 metros de comprimento, modelo vai atender projetos de BRTs no País

REDAÇÃO AB

A BYD concluiu a produção do primeiro chassi de ônibus articulado com piso alto totalmente movido a eletricidade no Brasil. Denominado D11A, o novo modelo vai atender aos projetos de BRTs (Bus Rapid Transit) em todo o território que disponham de plataformas de embarque elevadas. Com 22 metros de comprimento e autonomia para até 250 km, sendo alimentado por baterias de fosfato ferro lítio, o modelo foi montado na unidade da empresa em Campinas (SP). Agora, o chassi segue para receber a carroceria e, em seguida, iniciar os testes de homologação. Em junho passado, a BYD já havia finalizado o primeiro chassi de ônibus articulado elétrico, mas com piso baixo , o D11B, que já está na fase final de testes.

A fábrica da BYD tem capacidade para construir até 720 chassis por ano, podendo elevar o volume para até 1.440 unidades/ano. A planta já produzia chassis para ônibus elétricos urbanos (com 13 metros e piso alto ou baixo), para fretamento e articulado com piso baixo. O novo modelo passa a ser o quinto produto da linha. Além disso, para abastecer a frota de ônibus elétricos, a montadora inaugurou sua terceira planta no Brasil, localizada no Polo Industrial de Manaus, com investimentos de R$ 15 milhões e destinada a produzir baterias de fosfato de ferro lítio.

“O ônibus articulado de piso alto 100% elétrico foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque. Dessa forma, com o chassi D11A, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”, explicou Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.



Tags: Transportes, BYD, ônibus, elétrico, articulado, piso alto, Marcello Von Schneider.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência