Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
FCA assina acordo com universidade de Pernambuco para residência tecnológica
Paulo Câmara, governador de Pernambuco; Pedro Falcão, reitor da UPE; Juliana Coelho, plant manager do Polo Automotivo Jeep

Parcerias | 08/09/2020 | 19h25

FCA assina acordo com universidade de Pernambuco para residência tecnológica

Programa de estudo de dados visa elevar conhecimento de manufatura e ecossistema do setor automotivo

REDAÇÃO AB

A FCA (Fiat Chrysler Automóveis) firmou um acordo com o governo e a universidade federal de Pernambuco para a criação de um programa de residência tecnológica em ciência de dados para o setor automotivo visando ampliar o conhecimento e aplicações da análise de dados tanto para a Jeep quanto para o ecossistema do qual faz parte, a fim de desenvolver soluções inovadoras por meio de análise de dados coletados na fábrica da Jeep, elevando o conhecimento da indústria automotiva.

O projeto terá duração de oito meses e conta com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (Facepe), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do governo local e com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

“A inovação está no DNA da FCA e esse modelo de inovação colaborativa nos ajuda a acelerar nossos processos e a criar oportunidades de desenvolvimento, que demandam competências e conhecimentos dos quais nem sempre dispomos”, destaca Juliana Coelho, gestora do Polo Automotivo Jeep.

O programa de residência é fruto de uma proposta apresentada pela montadora e aprovada por meio do edital da Facepe. A residência tecnológica em ciência e análise de dados foi formatada pela UPE para atender demandas específicas da planta da Jeep, em Goiana (PE).

“Estamos dando continuidade à parceria com a Jeep e consolidando cada vez mais a qualificação de profissionais dentro do ecossistema de Pernambuco”, comemora Pedro Falcão, reitor da UPE.

A residência será feita no Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, que vai dispor de estrutura para os residentes, com o suporte necessário para a parceria. Serão formados oito residentes e quatro colaboradores da FCA, os quais serão, ao mesmo tempo, alunos do curso e mentores dos residentes. O programa vai mesclar atividades acadêmicas gerenciadas pela UPE e atividades práticas desenvolvidas dentro da fábrica da Jeep, com desafios reais da manufatura. As aulas teóricas serão ministradas de forma virtual.

“Mobilizar parceiros em um processo de cocriação para o desenvolvimento de soluções nos traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, conclui Juliana.



Tags: FCA, acordo, parceria, Universidade Estadual de Pernambuco, estudo de dados, manufatura, indústria, Juliana Coelho.

Comentários

  • RobertaRibeiro de Oliveira

    Opa,não foi com a universidade federal, foi com a estadual.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência