A Abeifa divulgou o balanço de vendas referente ao mês de agosto e o resultado foi uma queda de 4,5% no total comercializado pelas importadoras associadas à entidade em comparação com julho (quando houve alta de 11%). As 15 marcas filiadas venderam 2,7 mil veículos em agosto, contra 2,8 mil unidades no mês anterior; já em relação a agosto de 2019, o recuo foi de 10,8%.
A associação também registra retração de 23,4% no acumulado desde janeiro, já que são 17 mil carros emplacados este ano, contra 22,2 mil no mesmo período do ano passado.
“Temos de revisar as nossas projeções de licenciamentos a quatro meses do final do ano”, declarou João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa. “Depois de registrar alta em julho, infelizmente, não conseguimos manter a tendência de crescimento em agosto; de outra parte, as nossas associadas tentaram segurar os preços ao consumidor nos últimos três meses, diante da valorização do dólar e euro ainda do início do ano, mas a partir de agora, com a chegada de novos lotes de importação, a tendência é que os preços sejam reajustados”, explicou.
Mesmo com o cenário desfavorável, vale ressaltar que algumas marcas importadas vêm conseguindo obter bons resultados nos últimos meses, com destaque para a Porsche, cujas vendas em agosto cresceram 14,2% em relação a julho – com 249 modelos licenciados – e impressionantes 107,5% na comparação com agosto de 2019. Assim, no acumulado, a marca alemã registra 68,6% de aumento (1.782 veículos vendidos) em comparação com o ano passado, quando teve 1.057 automóveis comercializados.
Outra marca alemã que registrou aumento nas vendas em agosto foi a BMW, com 393 modelos importados licenciados no mês, contra 369 unidades em julho. Apesar disso, no acumulado deste ano, a montadora da Baviera apresenta queda de 22,6% no número de automóveis comercializados, com 2.270 veículos, em comparação com os 2.934 modelos vendidos de janeiro a agosto do ano passado.
FABRICANTES ASSOCIADAS À ABEIFA TAMBÉM TÊM QUEDA
Entre as empresas associadas à Abeifa, quatro montam automóveis no Brasil, além de atuarem como importadoras: BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki, que registraram 2.761 veículos feitos no País comercializados em agosto. Esse número representa aumento de 1,4% na comparação com julho, quando foram vendidas 2.724 unidades, volume praticamente estável em relação ao mesmo mês de 2019, quando foram emplacados 2.763 veículos.
Da mesma forma, a produção local das associadas à Abeifa apresentou queda de 13,3% no acumulado de 2020, com 17.297 modelos vendidos neste ano, contra 19.943 comercializados entre janeiro e agosto de 2019.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo