Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Tatra quer produzir caminhões off-road no Paraná
Tatra deve montar caminhões 6x6 e 8x8 no Paraná

Indústria | 04/09/2020 | 18h06

Tatra quer produzir caminhões off-road no Paraná

Montadora da República Tcheca vai investir R$ 102 milhões em fábrica em Ponta Grossa até 2026

REDAÇÃO AB

De acordo com um comunicado emitido pelo governo do Paraná na sexta-feira, 4, a Tatra, montadora de caminhões da República Tcheca, confirmou que vai se instalar no município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O anúncio foi feito após a assinatura de adesão da montadora ao programa de benefícios fiscais daquele Estado, por parte do representante da Tatra no País, Rui Lemes, e pelo governador paranaense, Carlos Massa Ratinho Júnior.

A nova montadora deverá investir R$ 102 milhões na nova fábrica e gerar cerca de 300 empregos diretos que, segundo o acordo, deverão ser contratados preferencialmente na região. A intenção é começar a operar em esquema CKD (apenas montagem usando componentes importados) já no início do próximo ano, mas o plano divulgado prevê a produção de veículos utilizando componentes e até motores fornecidos por empresas nacionais. A fábrica poderá construir 225 caminhões por ano a partir de 2022 e até 800 veículos/ano após 2025.

Essa agilidade se explica pelo fato de que boa parte dos componentes deverá ser adquirida da montadora DAF, que já está instalada em Ponta Grossa e faz parte do grupo Paccar, com o qual o grupo controlador da Tatra (CSG Aerospace) possui acordo de parceria. A Tatra deverá montar modelos off-road, do tipo 6x6 e 8x8, destinados aos segmentos de mineração e de produção florestal, por exemplo. O desenvolvimento de veículos para os setores militar e de defesa também está nos planos. “Nossos caminhões não são iguais aos fabricados no País, eles são off-road; existe essa lacuna no mercado”, declarou Rui Lemes, da Tatra.



Tags: Tatra, caminhões off-road, Ponta Grossa, Paraná, Rui Lemes, DAF.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência