Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Recuperação desacelera em agosto

Mercado | 01/09/2020 | 22h00

Recuperação desacelera em agosto

Vendas de veículos leves cresceram 6,4% sobre julho, mas acumulado do ano ainda está 36% abaixo de 2019

REDAÇÃO AB (COM INFORMAÇÕES DA AUTOINFORME)

Com o emplacamento de 173,5 mil veículos leves em agosto, houve desaceleração do ritmo de recuperação do mercado, que desde junho registrava altos índices porcentuais de crescimento sobre o mês anterior. O volume do mês passado representou avanço mais tímido, de apenas um dígito, 6,4% maior na comparação com julho. Os números foram antecipados pela Autoinforme. Nesta quarta-feira, 2, a Fenabrave, associação das concessionárias, divulga o balanço completo dos dados consolidados do Renavam.

O resultado é mais vigoroso quando se verifica o volume diário de emplacamentos, que cresceu 16,6% sobre julho, para a média de 8.264 veículos leves novos licenciados em cada um dos 21 dias úteis de agosto (dois a menos do que o mês anterior). Mesmo assim o avanço é bem menor do que o aumento de 27% na média diária de lacrações registrado entre junho (5.581) e julho (7.088).

Apesar da redução na velocidade da recuperação, agosto foi o quarto mês seguido de alta sobre o anterior e que apresentou o melhor resultado mensal de emplacamentos desde a disseminação da pandemia de coronavírus no Brasil, em meados de março. Ainda assim, o volume segue bastante abaixo do ano passado, quase 25% inferior ao verificado em agosto de 2019.

No acumulado de oito meses, os quase 1,1 milhão de emplacamentos de automóveis e utilitários leves representam volume 35,7% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o primeiro milhão de unidades maio. Ou seja, o nível de vendas deste ano está três meses atrasado em relação a 2019.



Tags: Mercado, veículos leves, automóveis, utilitários, vendas, emplacamentos, Autoinforme, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência