Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Mais de 3 mil espectadores no segundo dia do AB Plan

Eventos | 25/08/2020 | 20h00

Mais de 3 mil espectadores no segundo dia do AB Plan

Evento on-line de cinco dias já tem 3,5 mil inscritos, plataforma digital tem 50 mil acessos em um só dia

REDAÇÃO AB

O segundo dia do #ABPlanOn contou com 3 mil espectadores que assistiram ao vivo às três entrevistas agendadas para a manhã da terça-feira, 25. O evento de cinco dias (24 a 28 de agosto) em formato 100% on-line promovido por Automotive Business já tem 3,5 mil inscritos. A plataforma digital somou em um único dia mais de 50 mil acessos de pessoas que puderam assistir aos vídeos (ao vivo e gravados) e baixar artigos, estudos, e-books e podcasts preparados exclusivamente para o AB Plan, com foco no planejamento para o restante deste ano e 2021.

A VISÃO DO GOVERNO



Na primeira entrevista ao vivo do dia, o AB Plan trouxe Gustavo Leipnitz Ene, secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Ministério da Economia, para falar sobre a “A Visão do Governo” em relação ao futuro da indústria automotiva no País (leia aqui matéria completa).

Em sua participação o secretário destacou a importância do setor para a economia brasileira e como o governo atual lida com os assuntos ligados aos fabricantes de veículos e componentes, como o pleito de adiamento do Proconve e das diretrizes para adoção de equipamentos de segurança e de eficiência determinadas no Rota 2030, bem como a avaliação do mercado e do cenário para 2021.

“As conversas sobre a prorrogação do Proconve têm acontecido em nível técnico para discutir todas as alternativas e que abrangem todos os cenários. A conversa tem avançado e alguns pontos já evoluíram bastante. As discussões são semanais e o horizonte de prazo vai depender de uma questão formal do Conama, em setembro devemos ter uma definição”, afirmou Gustavo Ene.



O EXEMPLO DA CHINA NO PÓS-COVID



“O Pós-Covid-19: Como a Indústria Automotiva Chinesa Transformou Crise em Oportunidade” foi o tema da apresentação de Renate Fuchs, diretora da consultoria Accenture. Ela analisou a rápida reação do setor na China diante do “novo normal” pós-pandemia e quais as oportunidades que podem ser aproveitadas pela indústria global, inclusive no Brasil.

“A pandemia trouxe muita oportunidade para acelerar o que as montadoras já tinham no seu road map”, disse Renate Fuchs.



OS PLANOS DA VOLKSWAGEN



Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, foi o terceiro e último entrevistado ao vivo do dia no AB Plan (veja aqui matéria completa). O executivo falou sobre diversos temas ligados ao mercado e à indústria, com um breve balanço desde que a pandemia atingiu o País e como isso vem afetando o cronograma da empresa neste e nos próximos anos.

“Os lançamentos dos próximos anos serão atrasados, alguns foram mantidos, alguns projetos cancelados e outros continuarão seu processo aqui no País, tem um pouco de tudo, mas ainda não fechamos o ciclo como um todo. É importante parar um pouco, esperar alguns meses para ver se essa retomada que estamos vendo nestas últimas semanas e meses é pra valer, espero que sim, e então poderemos ver os próximos dois ou três anos com nova perspectiva”, relatou Pablo Di Si



O executivo também revelou que a fabricante pretende acelerar as conversas com fornecedores para nacionalizar o maior número de componentes que for possível. “Nós já tínhamos um plano de nacionalização desde o ano passado e a mensagem que gostaria de passar à cadeia de fornecedores é: vamos acelerar esse programa. Agora, mais do que nunca, vamos nacionalizar mais peças e conto com as ideias dos fornecedores, trabalhem em parceria com nosso time de compras, de engenharia, de qualidade; queremos também parcerias com novos fornecedores”, destacou.

Di Si defendeu a necessidade de planejar o futuro da indústria no País: “Vejo que é necessário começar a trabalhar em políticas industriais de longo prazo, em conjunto com montadoras, fornecedores, governo e universidades, para desenvolver tecnologias. Precisamos incluir isso na agenda para planejar uma indústria melhor e estou empenhado em contribuir para isso”.





Tags: #ABPlanOn, AB plan, planejamento 2021, evento, palestra, painel, vídeos, documentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência