Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 24/08/2020 | 21h00

AB Plan começa com 1,5 mil espectadores e guias para planejar 2021

Evento on-line vai até sexta-feira, 28, e já tem mais de 3 mil inscritos para assistir vídeos ao vivo e baixar conteúdo de mais de 100 documentos

REDAÇÃO AB

O #ABPlanOn deu a largada para a jornada de cinco dias de conteúdo 100% on-line na segunda-feira, 24, com quatro palestras ao vivo que atraíram a audiência de 1,5 mil webespectadores interessados em captar as informações que devem guiar o planejamento para o resto de 2020 e, principalmente, 2021.

No primeiro dia do evento digital promovido por Automotive Business , que se estende até a sexta-feira, 28, e já conta com mais de 3 mil participantes inscritos, foram abordados os fatores que desenham o “novo normal” do setor automotivo impactado pela pandemia de coronavírus, com apresentações sobre os possíveis cenários econômico, político, industrial e de mercado que começam a se mostrar mais claramente.

Além das palestras ao vivo, os participantes do ABPlanOn puderam fazer o download de diversos conteúdos que foram preparados com exclusividade para o evento: no primeiro dia foram colocados à disposição 10 vídeos (além das lives, perguntas e respostas com Letícia Costa e uma visão do presidente da Audi no Brasil, Johannes Roscheck); um podcast com Régis Nieto, consultor do BCG, sobre os desafios do planejamento para 2021; cinco artigos, como uma análise da consultoria Roland Berger sobre o novo normal para o setor; cinco e-books, incluindo um trabalho da MHD Consultoria sobre como levar resiliência às pequenas e médias empresas, bem como estudos da Jato Dynamics sobre os efeitos da pandemia e da Questtonó sobre o futuro do morar e consequências na mobilidade; além de um infográfico do GPTW sobre impactos do home office. Ao todo, mais de 100 documentos estarão disponíveis até o último dia do AB Plan, na sexta-feira, 28.

Outra atração do ABPlanOn é a reabertura da votação para escolher as empresas e profissionais vencedores do Prêmio REI 2020, promovido anualmente por Automotive Business . Apenas no primeiro dia do evento, mais de mil participantes já votaram, desta vez com peso dobrado. A votação termina na quinta-feira, 27, e os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação on-line na sexta-feira, 28, que vai encerrar o AB Plan.

PALESTRAS ON-LINE AO VIVO



Na primeira palestra do dia, “As Tendências que Vão Guiar o Setor Automotivo em 2021”, a consultora Letícia Costa, sócia da Prada Assessoria, elencou fatores que segundo ela mesma “podem influenciar o que as empresas vão ou não vão fazer em 2021” (leia aqui reportagem completa). Tais fatores se encaixam em três grandes direcionadores, sendo eles tendências da indústria relacionados a mobilidade, eletrificação e veículo autônomo; tendências Covid-19, com novas realidades para as preferências do consumidor, da digitalização, dos riscos de supply chain e das mudanças da força de trabalho; e por último as tendências do Brasil, ligadas a economia em geral, Proconve, Rota 2030 e incertezas políticas e da própria pandemia.

“O cenário é muito volátil, com um grau muito alto de incerteza. Para 2021, tem que fazer previsões, mas também tem que ter flexibilidade; provavelmente fazer o planejamento com mais de um cenário para ter agilidade de resposta, porque o que vai acontecer nos primeiros seis meses ainda tem um grau de previsibilidade muito baixo”, resumiu Letícia Costa.



ECONOMIA REGENERATIVA, POLÍTICA E MACROECONOMIA



Durante sua apresentação, Laura Kroeff, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Box1824, expôs a importância da economia regenerativa em tempos de pandemia, que catalisou as tendências de consumo digital consciente e um tipo de consumo dedicado ao social.

O conceito de economia regenerativa é baseado na estratégia de como usar o core business para gerar impacto positivo no entorno das corporações.

Para falar sobre o que será da política brasileira – ou a que pode ser –, o cientista político e professor da FGV Marco Antonio Carvalho Teixeira abordou os possíveis cenários políticos à frente, que podem ser influenciados pela pandemia e por demais conjunturas do contexto atual.

Para ele, a Covid-19 terá um peso importante nos debates políticos, por ser um tema com impacto fundamentalmente local: isso significa que as populações terão melhores condições de avaliar os serviços públicos de forma regional, como a saúde, claramente evidenciada ao longo da pandemia.

Na quarta e última palestra ao vivo do dia, foi a vez do economista Fernando Machado Gonçalves, superintendente de pesquisa macroeconômica do Itaú, falar sobre o futuro do dólar, do crédito e da economia brasileira. Ao traçar as possíveis projeções para cenário econômico, Gonçalves reforçou que, embora a pandemia seja um problema global, ela tem impactado as regiões do mundo de forma muito diferente e o Brasil é atualmente um dos países com situação mais extrema, atrás apenas de Estados Unidos em número de casos.

Dados do Itaú mostram que o País pode estar na evidência de que a taxa de contaminação está em seu início de queda, pavimentando o caminho para uma gradual e lenta recuperação da atividade econômica (leia aqui reportagem completa).

“Já houve uma recuperação muito importante da atividade econômica; ela chegou a cair 55% comparado ao que era no período pré-coronavírus e hoje está em 90%, mesmo sem termos alcançado o pico de casos de Covid-19 no Brasil”, avalia Fernando Gonçalves.







Tags: #ABPlanOn, AB plan, planejamento 2021, evento, palestra, painel, vídeos, documentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência