Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Kia completa 10 anos de montagem do Bongo no Uruguai
José Mujica, então presidente do Uruguai, e José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, na inauguração da fábrica, há dez anos

Indústria | 12/08/2020 | 18h29

Kia completa 10 anos de montagem do Bongo no Uruguai

Em uma década, unidade da Nordex produziu 30 mil unidades para os mercados brasileiro e uruguaio

REDAÇÃO AB

A Kia Motors do Uruguai, empresa pertencente ao Grupo Gandini (que representa a marca sul-coreana no Brasil) está celebrando dez anos do início da produção do minicaminhão Bongo K2500 na fábrica arrendada da Nordex – que também monta modelos de outras marcas. Nessa década, 30 mil veículos saíram da linha de montagem uruguaia, 27,5 mil deles destinados ao Brasil e 2,5 mil para o mercado local.

Na época de sua inauguração, a instalação uruguaia recebeu investimentos de US$ 25 milhões e, posteriormente, foram injetados mais US$ 10 milhões na modernização dos equipamentos e maquinário, assim como no desenvolvimento de fornecedores brasileiros, uruguaios e argentinos, os quais garantem que o índice de conteúdo local (Mercosul) do utilitário seja de 55%.

“A fábrica compartilhada Kia-Nordex do Bongo K2500 tem capacidade para produzir 12 mil unidades por ano, em dois turnos. “No entanto, por diferentes motivos, em especial no Brasil, ainda não foi possível atingir esse objetivo. Mas a partir de agora, com o aumento das atividades de e-commerce e de entregas, esperamos aumentar a produção e a venda do Bongo”, declarou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e do Uruguai.

Hoje, a fábrica possui aproximadamente 200 funcionários diretos e ainda é responsável por 400 empregos indiretos, entre fornecedores e logística. Com o crescimento da procura pelo veículo, a montadora projeta terminar o ano com 3 mil unidades comercializadas somente no mercado brasileiro.



Tags: Kia Motors, Nordex, Uruguai, Bongo, K2500, caminhão leve, José Luiz Gandini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência